*Da redação
A janela partidária, que terminou na última sexta-feira, dia 3, alterou o cenário político na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e fortaleceu os caciques políticos do Amazonas como Arthur Neto, Amazonino Mendes. Dos 41 vereadores, 26 deles trocaram de partidos. O PSC, partido do governador Wilson Lima, ficou sem representante na Câmara Municipal de Manaus.
O prazo, que iniciou dia 5 de março, é a única oportunidade em que o detentor de cargo eletivo proporcional, como o de vereador, pode mudar de partido livremente, sem risco de perder o mandato. O prazo de filiação para aqueles que não têm partido terminou também no sábado, dia 4. O prazo para a janela partidária sempre se encerra seis meses antes do pleito. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro e, o segundo turno, no dia 25 do mesmo mês.
O PSDB do prefeito de Manaus, Arthur Neto, tem agora seis vereadores e configura a maior bancada no parlamento. Estão na legenda: Ceará do Santa Etelvina, Dante, Elias Emanuel, Gilvandro Mota, Raulzinho e Rosivaldo Cordovil.
No PL, comandado pelo ex-deputado federal Alfredo Nascimento, estão Bentes Papinha, Glória Carrate, Missionário André e Professor Samuel.
Os vereadores Fred Mota e Mirtes Sales deixaram o Partido Liberal (PL) e seguiram para o Republicanos, dirigido pelo deputado federal Silas Câmara.
Já o vereador Cláudio Proença, que também deixou o PL, seguiu para o PMN, partido dirigido pelo empresário Orsine Júnior e que dá sustentação ao grupo comandado pelo ex-governador Amazonino Mendes (Podemos).
Já o Podemos, do deputado estadual Wilker Barreto e Amazonino Mendes, tem agora os vereadores Marcel Alexandre, Professora Jaqueline e Roberto Sabino como novos filiados.
O presidente da CMM, vereador Joelson Silva, deixou o PSDB, para se filiar ao Patriotas, comandado pelo deputado estadual Felipe Souza, que já informou a imprensa a sua intenção em disputar a Prefeitura de Manaus.
Confira como ficou a nova composição partidária na CMM:
PSDB: Rosivaldo Cordovil; Dante; Elias Emanuel; Raulzinho; Cel. Gilvandro e Ceará
PRTB: Gilmar Nascimento
PRB: Amauri Colares; Mirtes Sales e Fred Mota
PSL: Diego Afonso e Everton Assis
PR: Glória Carrate; Bentes Papinha; Professor Samuel e Missionário André
PSD: Hiran Nicolau
Patriotas: Joelson Silva
Podemos: Roberto Sabino; Professora Jaqueline e Marcel Alexandre
PMN: Mauro Teixeira, Rosinaldo Bual; Eloi Abreu e Cláudio Proença
MDB: Gedeão Amorim
PSB: Marcelo Serafim e Carlos Portta
SD: Elissandro Bessa
PV: Professor Fransuá
PTB: Reizo Castelo Branco e William Abreu
DC: Isaac Tayah e Chico Preto
PT: Sassá da Construção Civil
Progressistas: Márisson Roger
Avante: Dr. Alonso e David Reis
Pros: Wallace Oliveira
DEM: Ewerton Wanderley
PCdoB: Jaildo dos Rodoviários