*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Chalub, divulgou o edital que trata da eleição geral para os cargos diretivos do órgão para exercício de mandato temporário, entre 04 de julho de 2022 e 01 de janeiro de 2023.
A convocação foi disponibilizada na edição de quinta-feira (17/03) do Diário da Justiça Eletrônico, na página 10 do Caderno Administrativo. Segundo o edital, as eleições extraordinárias de escolha dos novos dirigentes serão realizadas na sessão plenária de 03 de maio, observando o prazo mínimo de 60 dias antes do término do atual mandato (03/07), ficando os membros integrantes do Tribunal Pleno convocados a participarem do pleito.
Os interessados aptos a concorrerem aos respectivos cargos têm o prazo de 15 dias, a partir da publicação do edital, para requererem suas inscrições. A eleição para um mandato temporário foi a solução encontrada pelo tribunal para mudar a data de posse de seus dirigentes a partir de 2023.
Segundo os magistrados, o antigo calendário dificultava “o início de uma eficaz e eficiente gestão administrativa e orçamentária” do tribunal devido a diferença com o exercício financeiro nacional, iniciado em 01 de janeiro e encerrado em 31 de dezembro.