*Da redação do Dia a Dia Notícia
O 7° Torneio de Pesca Esportiva ‘Amigos do Tarumã’ aconteceu no último sábado (16) com apoio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). Foi o retorno do evento que não acontecia desde o início da pandemia.
O torneio contou com mais de 180 participantes, que realizaram suas pescas no Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu.
“A pesca esportiva já é um esporte tradicional em nosso estado. A prática vem ganhando força e adeptos, tornando o Amazonas um polo da modalidade. É determinação do governador Wilson Lima que estejamos sempre fomentando diversos esporte de nossa região”, comentou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
Para o organizador do evento, Rogério Bessa, é a retomada de um setor que une esporte, meio ambiente e turismo. “Ano passado, infelizmente, não foi possível realizar o torneio, mas queremos agradecer todo o apoio do Governo do Estado para que esse ano retomássemos. Esse evento prova que unir esporte, meio ambiente e turismo é uma das grandes forças que temos como matriz econômica”, disse.
O evento foi dividido em duas categorias: Caiaque (individual) e Embarcada (por equipe). Ganha aquele que apresentar a aferição correta e somar pontos com o tamanho de cada tucunaré pescado.
Durante a largada é entregue a régua oficial do torneio e todos os peixes capturados precisam ser medidos em centímetros, o que valida a aferição desses peixes capturados pelo pescador. O registro é feito em vídeo assim que o peixe é embarcado. A aferição em comprimento padrão vai do maxilar inferior do pescado ao final da nadadeira caudal.
O evento também teve apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com oito engenheiros de pesca atuando como árbitros da competição.
“Estamos aqui para validar essa aferição. Todos os peixes foram medidos, foram tabulados e ao final realizada a premiação da primeira à décima equipe, na quantidade de peixes capturados”, comentou o engenheiro de pesca da Sepror, Flávio Rubem.