Search
booked.net

TJAM participa nesta segunda-feira de uma série de lives especiais sobre adoção

Ação marcará as celebrações do “Dia Nacional da Adoção” e a participação da juíza Rebeca Mendonça, representando o Tribunal, está marcada para as 16h30.

A titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível, do Tribunal de Justiça do Amazonas, juíza Rebeca de Mendonça Lima, será uma das participantes da “Ação Nacional dos Tribunais de Justiça”, marcada para esta segunda-feira, dia 25, “Dia Nacional da Adoção”. A partir das 12h30 o Judiciário vai realizar uma série de lives no Instagram, para abordar questões importantes que envolvem o processo de adoção no Brasil.

A abertura da programação será feita no perfil do CNJ (@cnj.oficial) com o tema “Cadastro Nacional de Adoção”. Finalizada essa primeira live – que deverá durar 15 minutos” –, o CNJ convidará o perfil do Tribunal de Justiça de Goiás (@tjgooficial) – que foi o idealizador da ação – para prosseguir com a programação. E assim será por todo o período da tarde, com cada tribunal abordando um assunto e, em seguida, convidando o público a permanecer conectado no perfil da Corte seguinte.

A participação da magistrada amazonense, representando o TJAM, está marcada para as 16h30, no perfil @tjamazonas. “Conforme a programação organizada pelo CNJ, falarei sobre o projeto de entrega voluntária ‘Acolhendo Vidas’, que é executado pelo juizado e consiste numa ação interventiva e operacional perante as mulheres que, no período da gravidez e pós-parto, intentam entregar o filho à adoção. Mas na oportunidade destacarei, também, o projeto de adoção tardia ‘Encontrar Alguém’, que foi lançado pelo nosso Tribunal em julho de 2018 e é pioneiro na região Norte”, explicou a juíza Rebeca.

A magistrada considerou muito oportuna a iniciativa de realização das lives, com o envolvimento de TJs de todo o País. “Achei a ideia da live muito relevante, considerando que estamos em isolamento social em razão da pandemia de covid-19. Esse formato nos possibilita falar sobre o tema da adoção de maneira ampla, integrando todos os Tribunais de Justiça. Será uma oportunidade para dar visibilidade a um grande número de projetos relacionados ao assunto em andamento nos tribunais. As redes sociais constituem uma forma bem eficaz de divulgação, pois têm grande alcance, e será uma ação muito bonita”, afirmou a juíza Rebeca.

Twittaço

O “Dia Nacional da Adoção” foi comemorado, pela primeira vez, em 1996, no “I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção”. Mas foi apenas em 2002, por meio da Lei Federal n.º 10.447, que a data foi oficialmente instituída.

Além da programação e das lives, o CNJ também marcou para segunda-feira o twittaço #AdotarÉAmor. De acordo com informações do Portal CNJ, a ação começará às 15h e, além da colaboração dos tribunais, haverá a participação de inúmeras personalidades brasileiras, entre artistas, jornalistas, influenciadores digitais e ativistas.

Dados do “Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento” (SNA) apontam que existem 33.840 crianças e adolescentes acolhidos no País. Desses, 5.059 estão aptos à adoção, sendo que 2.276 já estão com o processo iniciado.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.