*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) empossou, nesta segunda-feira (28), as magistradas Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas no cargo de desembargadoras. Com as novas integrantes, a presença feminina na Corte passa a representar 38,4% dos 26 desembargadores que compõem o tribunal.
A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do TJ-AM, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
As promoções das magistradas ao 2.º Grau foram aprovadas no dia 1.º de julho, durante sessão do Tribunal Pleno. A juíza Ida Maria foi promovida pelo critério de merecimento, em uma escolha histórica para o TJ-AM: esta foi a primeira vez que a Corte aplicou a lista exclusivamente feminina prevista pela Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa estimular a equidade de gênero nos tribunais brasileiros.
Já a magistrada Lia Maria Guedes foi promovida por antiguidade, com aclamação unânime dos membros da Corte. Ambas eram titulares de Varas Cíveis e de Acidentes do Trabalho na Comarca de Manaus.
Para o presidente do TJ-AM, desembargador Jomar Fernandes, a chegada das novas desembargadoras reforça o compromisso do Judiciário amazonense com a excelência e a representatividade. “Na segunda-feira, teremos a satisfação de receber, oficialmente, mais duas magistradas, ambas extremamente competentes e muito dedicadas à magistratura, que passam a integrar conosco o 2.º Grau da Justiça do Amazonas”, afirmou.
A ampliação da participação feminina no TJAM é resultado direto de esforços institucionais alinhados às diretrizes do CNJ, que estabelecem mecanismos para ampliar a presença de mulheres em cargos de liderança no sistema judiciário.
Ver essa foto no Instagram
