Search
booked.net
Search
Close this search box.

Thomaz Nogueira, Zé Ricardo e outros nomes do Amazonas são cotados para fazer parte do governo Lula

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Com a negativa de Omar Aziz (PSD) e Marcelo Ramos (PSD) em ocupar espaços no governo Lula (PT), outros nomes foram cotados pela imprensa e nos bastidores. O comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é o posto mais visado pelos amazonenses. O ex-superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira, e o deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) são os mais cotados para ocupar o posto. Recentemente, Zé Ricardo recebeu o apoio do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM) para ficar à frente da Suframa.

Thomaz Nogueira é advogado tributarista e chefiou a Suframa entre 2011 e 2014, durante o primeiro mandato do governo Dilma Rousseff (PT). Já Zé Ricardo é economista e advogado e teve forte atuação parlamentar em defesa do modelo Zona Franca durante seu mandato como deputado entre 2018 e 2022.

Outro cotado para a Suframa é o do ex-deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). Seu nome passou a circular após o vice-presidente Geraldo Alckmin, do mesmo partido, ser indicado por Lula para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O pessebista afirmou, contudo, que não tem vaidade “de participação ativa em grupo de transição ou cargo federal”.

Mais cargos

O ex-senador e atual suplente de Omar Aziz, João Pedro (PT), está cotado para presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai), cargo que ocupou na gestão de Dilma. Contudo, ele pode ser deslocado para outra função devido à indefinição de onde a Funai estará no governo Lula. Atualmente no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o órgão pode ser movido para o Ministério dos Povos Indígenas, que deve ser chefiado pela deputada Sônia Guajajara (PSol-SP) ou pela deputada Joênia Wapichana (Rede-RR).

Marilene Corrêa, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está cotada para dirigir o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Presidente do Solidariedade no Amazonas e articulador de ações judiciais em defesa da ZFM, o ex-deputado federal Bosco Saraiva está cotado para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Anne Moura, secretária de mulheres do PT e vice na chapa de Eduardo Braga (MDB) durante as eleições, também está cotada para participar do governo Lula, mas ainda não foi decidido qual função deve ocupar na administração federal.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.