booked.net

Terremoto de magnitude 5.9 deixa mais de 1.000 mortos no Afeganistão

Apesar da magnitude relativamente baixa, local onde ocorreu o terremoto é montanhoso e habitado por várias aldeias em situação precária
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Bakthar/Twitter
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Afeganistão foi atingido por um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter. O incidente provocou a morte de mais de mil pessoas no leste do país nesta quarta-feira (22). As autoridades afegãs informaram que outras 1.500 ficaram feridas. O tremor ocorreu a 10 km de profundidade em uma área de difícil acesso próxima da fronteira com o Paquistão.

O índice foi informado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. Apesar da magnitude registrada não ser alta, o grande número de mortos é devido ao local onde ocorreu o terremoto. A região leste do território afegão é extremamente montanhosa e repleta de aldeias em condições precárias.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior do país, “o número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes”.

O fato se soma à intensa crise econômica que atinge o Afeganistão desde que o Talibã tomou o poder em agosto de 2021. O porta-voz do governo talibã Bilal Karimi pediu que as agências de ajuda internacionais “proporcionem assistência imediata às vítimas do terremoto para evitar um desastre humanitário”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique