Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2020: Disputa pela prefeitura de Manaus terá 11 candidatos

*Da Redação

Com o término do prazo das convenções partidárias, realizadas até a última quarta-feira, dia 16, a disputa para à Prefeitura de Manaus terá 11 chapas. No início da disputa eleitoral havia uma previsão de 20 pré-candidatos para assumir o comando no lugar de Arthur Virgílio Neto (PSDB).

No entanto, os candidatos e seus respectivos partidos tem até o dia 26 de setembro para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. Ou seja, esse número de chapas ainda poderá sofrer alteração.

Pela lista atual, dos 11 candidatos há novatos e também velhos caciques da política. Desse total, três mulheres compõem as candidaturas como vices. As 11 chapas são encabeçadas por Amazonino Mendes (Podemos), David Almeida (Avante), Alfredo Nascimento (PL), Alberto Nascimento (Republicanos), Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT), Chico Preto (DC), Marcelo Amil (PCdoB), Coronel Menezes (Patriotas), Romero Reis (Novo) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) vai concorrer às eleições em uma chapa “puro sangue” ao lado de Wilker Barreto, o candidato a vice-prefeito na sua chapa, anunciada ontem, 16. O “Negão” é candidato do MDB do senador Eduardo Braga e do PSL do deputado federal Delegado Pablo.

Segundo lugar nas pesquisas eleitorais, o ex-governador David Almeida (Avante) vai concorrer nas eleições ao lado do atual vice-prefeito, Marcos Rotta (DEM). A coligação formada pelo PV, PMB e PTC, Pros, Avante e DEM é uma das maiores em quantidade de partidos.

Alfredo Nascimento (PL), ex-senador que foi ministro dos Transportes do Governo Federal, terá como vice a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB). A chapa recebe apoio do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que tinha Conceição como a titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) até o período de descompatibilização neste ano.

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) conta com o apoio de diversos partidos na sua disputa para a prefeitura, com o vice Dr. George Lins (PP), filho de Belão. A coligação é formada pelo PDT de Hissa Abrahão, PSB de Serafim Côrrea, e Solidariedade do deputado federal Bosco Saraiva, além dos próprios PSD e PP.

Entre os candidatos que buscam apoio de Bolsonaro, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) está na coligação com o PMN de Orsine Junior, candidato a vice-prefeito, e o PTB, do deputado Saullo Viana.

Já o coronel Alfredo Menezes (Patriota), ex-superintendente da Suframa, concorrerá nas eleições em uma chapa “puro sangue”, ao lado do delegado Costa e Silva, do mesmo partido.

O estreante partido Novo também segue a mesma tática na disputa para a Prefeitura de Manaus, com o engenheiro Romero Reis candidato a prefeito e o empresário Eduardo Costa, a vice. Ambos passaram por um processo seletivo dentro do partido.

Outra chapa “puro sangue” é do PCdoB de Eron Bezerra, que lança Marcelo Amil como candidato a prefeito e a professora Dora Brasil como vice.

Na esquerda, o candidato José Ricardo (PT) vai concorrer com a socióloga Marklize Siqueira (Psol) como sua vice. A coligação é formada também pelo Rede Sustentabilidade.

O PSTU lançou, no último sábado, 12, a pré-candidatura do professor Gilberto Vasconcelos, tendo como vice a militante do Movimento Luta Popular, Maria Auxiliadora, do mesmo partido. A chapa será puro-sangue.

Já o Democracia Cristã (DC) oficializou a pré-candidatura do atual vereador Chico Preto, que terá como vice o Coronel Augusto Cezar da mesma sigla.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.