booked.net

Tempestade solar pode causar possível colapso da internet no mundo, aponta pesquisador

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, aponta que poderemos ter um ‘apocalipse da internet‘ no ano de 2024. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar. Peter trabalha para o desenvolvimento de um sistema de alerta de atividades solares que podem afetar o desenvolvimento global e falou sobre esse possível colapso da web.

Segundo ele, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25 já estava previsto de trazer uma tempestade solar em meados de 2025, mas a atividade pode ocorrer antes do previsto, já em 2024. As declarações foram feitas em entrevista ao site americano Fox 13 Seattle.

Becks declara que, caso realmente aconteça a ejeção de massa solar em direção à Terra, eles terão em torno de 18 a 24 horas de aviso. “Em torno de 18, talvez 24 horas de aviso antes das partículas chegarem a Terra e começarem a alterar o campo magnético do planeta”, explicou.

Além disso, Peter também declarou que a tempestade pode causar danos aos equipamentos de comunicação, à rede elétrica, aos sistemas de navegações (como o GPS)  e que isso poderá durar semanas ou até mesmo meses.

O pesquisador lembrou que a última vez que uma tempestade solar de intensidade semelhante atingiu a Terra foi em 1859, em um episódio que ficou conhecido como “Evento Carrington”.

“[O evento] derrubou o sistema de telégrafos, faíscas estavam voando por toda parte nas linhas de telégrafo. Alguns operadores foram eletrocutados devido à alta voltagem carregada pelos cabos, o que nunca deveria acontecer, mas as variações do campo magnético se tornaram tão fortes que funcionou como um sistema gerador que levou essas correntes pelos cabos”, disse Becker.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.