Durante a 8ª sessão ordinária de 2020, em ambiente virtual, realizada nesta quarta-feira, dia 15, a conselheira Yara Lins dos Santos informou que, na última quinta-feira (9), solicitou à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que encaminhasse ao TCE-AM, em até 15 dias, todas as ações adotadas no combate ao novo coronavírus no Estado. A sessão no Plenário Virtual da Corte de Contas foi transmitida ao vivo pelo canal do TCE-AM no Youtube e acompanhada por mais de 450 pessoas.
Em dois ofícios encaminhados à Susam, a conselheira, que é relatora das contas da secretaria no biênio 2020/2021, pede que sejam relacionadas todas as contratações e aquisições feitas pela Secretaria para o combate à Covid-19, informando valor, objeto, números das notas de empenho, identificação do contratado, com cópia na íntegra, e prazo.
Entre os esclarecimentos que a Secretaria deve fornecer ao TCE-AM estão o contrato de aluguel do Hospital Nilton Lins com todas as informações técnicas e operacionais, bem como a quantitativo operacional, de leitos e equipamentos do Hospital Delphina Aziz, além do quantitativo de equipamentos de proteção individual (EPI) disponível aos profissionais da saúde.
A sessão foi conduzida pelo conselheiro-presidente do TCE-AM, Mario de Mello, com a participação dos conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro, Josué Filho, Ari Moutinho Júnior, Yara Lins dos Santos e os auditores Mário Filho, Alípio Reis Firmo Filho, Luiz Henrique Mendes e Alber Furtado, além do procurador-geral de Contas, João Barroso. A próxima sessão do Tribunal Pleno, ainda no Plenário Virtual, será realizada na quinta-feira (23), às 10h.