Search
booked.net
Search
Close this search box.

RS registra 54 casos de leptospirose e tem quatro mortes confirmadas; mais de 800 casos são investigados

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Em meio as fortes chuvas e alagações, o Rio Grande do Sul registrou, até a última quinta-feira (23), 1.072 notificações de leptospirose e 54 casos confirmados, além de quatro mortes confirmadas para a doença e outros quatro óbitos em investigação. Além disso, são analisados mais de 800 amostras de casos suspeitos pelo Laboratório Central do RS.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do estado informou que acompanha o aumento de casos suspeitos associados às enchentes e, consequentemente, ao aumento da exposição da população à doença.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente ratos. O contágio pode ocorrer a partir de lesões na pele ou mesmo em pele íntegra, se imersa por longos períodos em água contaminada.

A infecção também pode acontecer por meio das mucosas. O período para o surgimento dos sintomas pode variar de um a 30 dias. Os principais sintomas de leptospirose são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial na panturrilha) e calafrios.

*Com informações da Agência Brasil

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.