*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Terminal de Integração 5 (T5) foi alvo de uma força-tarefa do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) envolvendo as secretarias de Infraestrutura (Seminf), Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e Limpeza Urbana (Semulsp) e Guarda Municipal, que trabalharão juntas na reforma do ambiente localizado no bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. Na tarde desta terça-feira (1º) uma visita técnica foi realizada no local.
“Nós temos alguns pontos nos terminais que têm uns problemas e em um deles é a questão da área de embarque e desembarque, que tem bancas que foram construídas e não tínhamos dado uma destinação. O outro problema é a questão dos banheiros, existe muitas depredações nos banheiros e nós conseguimos um local para acomodação dos trabalhadores da limpeza pública que a partir de agora terão um espaço para guardar o material utilizado no serviço e cuidar desses banheiros com mais tempo”, disse Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, durante a inspeção, a equipe identificou algumas áreas que exigem uma reforma mais abrangente, tais como a cobertura, banheiros, adaptação dos boxes e bancas, sinalização viária e reforço do pavimento asfáltico.
O diretor de Engenharia da Seminf, Tabajara Junior, a Seminf e o IMMU trabalharam juntos para avaliar os problemas existentes no Terminal 5 e definir as soluções necessárias para garantir melhor acesso e qualidade tanto para os permissionários quanto para os usuários. “A Seminf vai ajudar o IMMU na reforma dos banheiros, manutenção da energia elétrica e a manutenção do pavimento para garantir um melhor conforto para os usuários”, explicou Junior.
Segundo Ricardo Celestino, gerente de vigilância de alimentos da Visa Manaus, outra situação observada foi a questão dos trabalhadores que têm bancas de vendas no terminal. A prefeitura tem o objetivo de treinar e capacitar esses permissionários para oferecer um serviço de qualidade e alimentos com os cuidados necessários para venda.
“A Visa Manaus faz um trabalho com camelôs e ambulantes justamente para capacitar essas pessoas para as boas práticas de manipulação de alimentos, como também oferecer um alimento seguro ao consumidor”, destacou Celestino.
Ainda conforme Paulo Henrique, em relação à segurança pública no terminal, o IMMU contará com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar que terão uma estrutura de câmeras de monitoramento de todo o terminal 5.
“O prefeito David Almeida pediu que a gente modernize os terminais da cidade e nós vamos investir em tecnologias modernas para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores do sistema de transporte urbano. Vamos contar com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para proporcionarmos segurança nesse terminal da zona Leste”, finalizou Paulo.
