Search
booked.net

STJ recomenda que Prefeitura de Manaus retome negociação sobre tarifa de ônibus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recomendou que a Prefeitura de Manaus e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) voltem a negociar com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e a Justiça do Amazonas sobre o reajuste da tarifa de ônibus. A recomendação ocorre em meio ao impasse sobre o aumento da passagem. Com isso, uma nova rodada de negociações foi realizada na manhã desta quarta-feira (2), na sede do MP-AM.

Acionado pela prefeitura para suspender a decisão da Justiça do Amazonas que manteve o valor da passagem de ônibus em R$ 4,50, no último mês, o ministro do STJ, Herman Benjamin, tomou conhecimento das negociações locais e questionou o Executivo Municipal sobre a motivação de recorrer ao órgão superior judiciário mesmo em meio a negociações locais.  

Com a recomendação do magistrado, as tratativas entre os órgãos foram retomadas na manhã desta quarta-feira (2), na sede do MP-AM.

A reunião técnica, presidida pela 77ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público (Prodeppp) e pela 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor (Prodecon), contou com a presença de representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que apresentaram as planilhas orçamentárias que compõem a tarifa.

Na oportunidade, o IMMU apresentou os custos operacionais variáveis e fixos da frota, com informações sobre a quilometragem mensal, gastos com combustível, energia elétrica (para veículos coletivos não poluentes), manutenção dos veículos e máquinas, compra de equipamentos, remuneração e benefícios do pessoal operacional (motorista e cobrador), pró-labore e Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

O encontro também serviu para que as empresas respondessem os questionamentos anteriores do Ministério Público, sobre o cumprimento das obrigações instituídas no contrato firmado com a prefeitura. Entre os principais itens, está a renovação da frota operante com tempo de vida superior a 10 anos, além da frota especial TransPorta — que prevê que, a cada 30 veículos em operação pelas concessionárias, um deverá ser adaptado a pessoas com deficiência.

De acordo com a promotora de Justiça Sheyla Andrade, titular da 81ª Prodecon, trata-se de uma discussão essencial para a sociedade. “Hoje, conseguimos dialogar e verificar todos os pontos possíveis, no sentido de se entrar em um consenso, buscar um acordo para ser homologado em juízo”, exaltou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.