Uma solução Made in Manaus está sendo construída para ajudar no tratamento de pessoas infectadas pelo Coronavírus. Na última sexta-feira (24/04), o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Januário Neto, esteve em visita ao Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN) para conhecer a novidade.
“Trata-se de um aparelho respirador que está sendo desenvolvido por engenheiros amazonenses com tecnologia local. Gostei muito do projeto e acredito que este respirador mecânico vai ajudar a salvar muitas vidas, principalmente no interior do Amazonas, onde ainda estamos padecendo com a falta de equipamentos”, disse Januário.
Na avaliação dele, dois fatores contribuem para o sucesso do projeto. O primeiro é o preço, que está sendo praticado muito abaixo do mercado nacional e internacional. “O segundo é a robustez do equipamento, pois está sendo montado para suportar as adversidades da nossa região”, comentou.
A visita ao ITN foi acompanhada do presidente do instituto, Ronaldo Fonseca da Silva Júnior, que explicou que o projeto ainda está com algumas dificuldades para deslanchar, principalmente pela falta de componentes. “Estamos trabalhando para conseguir insumos e iniciar a produção do respirador em escala industrial. Neste momento de pandemia, está sendo difícil, mas vamos conseguir superar esse obstáculo”, afirmou.
A previsão é que a maioria dos municípios amazonenses, principalmente as cidades polo, devam adquirir o respirador caso os registros da Covid-19 avance sobre o interior do Estado. “Esse é um equipamento fundamental no tratamento de pessoas infectadas. É uma máquina que salva vidas, ou seja, nossas unidades de saúde precisam ter e em número satisfatório para atender as nossas futuras demandas”, explicou Januário Neto.