Search
booked.net

Casos de coronavírus sobe para 32 no Amazonas

Foto: Reprodução.

O Governo do Amazonas atualizou, nesta segunda-feira, dia 23, as informações sobre o novo Coronavírus no Estado. O Amazonas registra 32 casos confirmados de Covid-19. Destes, 31 em Manaus e um no interior, em Parintins. Até o momento, três pacientes encontram-se internados, sendo dois no Hospital Delphina Aziz e um na rede particular.

Na coletiva de imprensa on-line, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) anunciou que o Hospital Delphina Aziz está sendo utilizado exclusivamente para tratamento de casos graves da Covid-19. A população deverá procurar outros pontos de saúde caso haja necessidade, mas a recomendação para sintomas leves de qualquer doença é de permanecer em casa.

“Pedimos que as pessoas não procurem o sistema de saúde a não ser que estejam com sintomas graves. Se estiverem com sintomas leves, pedimos que fiquem em casa”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Rodrigo Tobias.

Imagem: Reprodução/Governo do Amazonas.

 

Segundo o secretário, o Ministério da Saúde irá enviar, a partir do dia 25, 250 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados aos profissionais da saúde atuantes no Delphina Aziz, específicos para tratamento do novo coronavírus.

A diretora da FVS-AM, Rosemary Pinto, contou que o paciente mais novo confirmado com a Covid-19 é de 10 anos, e o mais velho de 83. “Apenas dois estariam (na faixa etária de risco de contaminação), um de 70 anos e outro de 83. Os outros, com exceção da criança, estão na faixa dos 30 anos”, declarou. Além disso, 90% são casos importados, ou seja, pessoas que estavam em outros estados ou países, e que vieram para Manaus contaminadas, incluindo os quatro médicos detectados com a doença.

Informações falsas

A Fundação de Vigilância em Saúde informou também que dados sobre os pacientes como nome, idade e endereço não serão divulgados, mantendo a ética de sigilo profissional. Imagens que circulam nas redes sociais com estatísticas de contaminados por bairro em Manaus são, portanto, falsas.

 

Rodrigo Tobias (Susam) e Rosemary Pinto (FVS-AM). Reprodução/Governo do Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.