Search
booked.net
Search
Close this search box.

SGB alerta que cheia dos rios do Amazonas será menos intensa em 2024

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) emitiu o primeiro alerta de Cheias do Amazonas nesta terça-feira (2), destacando uma perspectiva de cheias menos intensas para este ano nos rios Negro, Solimões e Amazonas. O anúncio foi feito durante um evento na Superintendência de Manaus (Sureg-MA).

Segundo as projeções do SGB, que antecipam o pico da cheia em 75 dias, as áreas de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, que abrigam mais de 2,3 milhões de pessoas, devem registrar níveis de cheia próximos às médias históricas.

A pesquisadora em geociências do SGB, Jussara Cury, explicou que os modelos de previsão indicam que a cheia de 2024 na região não será de grande magnitude, resultado da seca severa em 2023 e das chuvas abaixo da média que dificultaram a recuperação dos rios.

O rio Negro, por exemplo, deve atingir a marca de 27,21 m em Manaus, com chances de chegar a 28,01 m. Em Manacapuru, o rio Solimões pode variar entre 18,31 m e 19,01 m. Já em Itacoatiara, o rio Amazonas pode chegar a 13,06 m, enquanto em Parintins, a previsão é de 7,14 m.

As projeções meteorológicas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) sugerem que as chuvas na região amazônica devem retornar à normalidade com o declínio do El Niño. Gustavo Ribeiro, meteorologista do Censipam, apontou que, no segundo semestre, existe a possibilidade de ocorrência de La Niña, que intensifica as chuvas na Amazônia.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.