Manaus, domingo 8 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Serviço Geológico prevê seca fraca no rio Negro em 2025

Foto: Divulgação/ SGB

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou, nesta semana, uma nota técnica com projeções para os níveis do rio Negro em Manaus (AM) em 2025. A análise indica que o cenário mais provável é de uma seca de intensidade fraca, com níveis variando entre 17,70 m e 18,90 m.

Segundo o estudo, o período de estiagem abaixo da cota de 20 m, usada como referência para monitoramento da navegação, deve durar de 60 a 85 dias. Atualmente, a cota está em 24,9 m (dados de 16/09).

O SGB ressalta que a comunidade de Manaus só começa a sentir impactos mais severos na navegação a partir da cota de 16 m, entrando em alerta em torno de 17 m, ou seja, os cenários previstos para 2025 não devem trazer grandes prejuízos.

A nota foi elaborada pelos pesquisadores do SGB Andre Martinelli Santos, Artur Matos, Bruna Gomes Amancio e Marcus Suassuna Santos.

Embora as projeções apontem para normalidade, os pesquisadores destacam um cenário hipotético de descida mais intensa e atraso no início da estação chuvosa, que poderia levar o rio a atingir cerca de 17,3 m. No entanto, essa possibilidade é considerada pouco provável diante das atuais condições da bacia.

As projeções utilizam a série histórica do rio Negro (1903–2024), com 122 anos de registros, além de dados dos fenômenos El Niño e La Niña. Para 2025, a expectativa é de neutralidade climática, sugerindo chuvas próximas à média. O cenário difere das secas extremas de 2023 e 2024, marcadas por um dos episódios mais intensos de El Niño já registrados.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.