Manaus, sábado 6 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Senadores do AM divergem sobre impeachment de Alexandre de Moraes

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

Senadores do Amazonas manifestaram, pública e reservadamente, opiniões distintas sobre os pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, apenas o senador Plínio Valério (PSDB) afirmou publicamente ser a favor de impugnar o magistrado.

O tucano reiteradamente faz críticas a Alexandre de Moraes e critica sua atuação no inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e na relação do ministro com o Congresso Nacional. No site “Votos dos Senadores”, que compila os votos a favor e contra o impeachment de Moraes, Plínio Valério aparece com o “sim”.

Já o senador Omar Aziz (PSD) figura entre os que rejeitam o impeachment de Moraes. Parte do grupo de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar se notabilizou nos últimos anos pela oposição a Jair Bolsonaro, especialmente durante seu comando na CPI da Covid.

Por fim, o senador Eduardo Braga (MDB) figura entre os indefinidos, que não se declararam nem contra nem a favor do impedimento ao ministro do STF. O site é uma iniciativa da oposição e é amplamente divulgado por seus membros como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

De acordo com o site, 34 senadores declararam que votariam pelo impeachment de Alexandre de Moraes, enquanto 19 rejeitam a ideia. Outros 28 não se posicionaram. Para que o ministro seja impedido, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), deve aceitar algum pedido para investigá-lo por crime de responsabilidade.

Após todos os trâmites, ainda são necessários 54 votos dos senadores para que o impeachment seja aprovado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.