Search
booked.net
Search
Close this search box.

Senador Plínio Valério chama cientistas de ‘imbecis’ por estudo na BR-319

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), chamou pesquisadores de ‘imbecis’ e ‘cientistas de bosta’ ao rebater uma pesquisa brasileira sobre o risco de disseminação de doenças de origem animal a partir de reasfaltamento da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).

“Dentre as imbecilidades que a gente ouve sobre a Amazônia, e sempre tem imbecis, cientistas que se dizem cientistas, falando bobagem, falando besteira. A Amazônia já foi condenada. Disseram que no ano 2000 não passava de um areal. Nada disso é cobrado depois”, disse o parlamentar. 

“Não é para a minha surpresa, mais um absurdo: ‘Pavimentação de rodovia que liga Manaus a Porto Velho pode contribuir para novas pandemias, alertam pesquisadores’ […] esses imbecis, brasileiros, que retransmitem, que divulgam essas imbecilidades, têm que entender que a rodovia está aberta”. 

A pesquisa citada pelo senador é um estudo publicado pela revista Nature, dos pesquisadores Lucas Ferrante, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Guilherme Becker, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O estudo aponta que o asfaltamento do trecho do meio pode prejudicar as metas climáticas ao acelerar a perda da biodiversidade no bioma, além de propiciar saltos de doenças infecciosas transmitidas dos animais para seres humanos, podendo desencadear novas pandemias.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.