*Da Redação Dia a Dia Notícia
Seis deputados estaduais que disputaram a reeleição ficaram de fora da composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para a legislatura 2027-2030. Sinésio Campos (PT), Daniel Almeida (Avante), João Luiz (Republicanos), Comandante Dan (Republicanos), Brena Dianná (União Brasil) e Dr. Gomes (União Brasil) não conseguiram renovar os mandatos nas eleições desse domingo, 04.
Nas Eleições de 2026, a ALE-AM passou por uma renovação, deixando nomes tradicionais e de forte influência de fora da nova legislatura que assume em 2027. Dos 21 deputados atuais que tentaram se reeleger, 16 conseguiram renovar os seus mandatos.
- Sinésio Campos (PT): O decano da Casa não conseguiu se reeleger, interrompendo uma sequência histórica de sete mandatos seguidos na ALE-AM. Ele acabou superado internamente na federação por Zé Ricardo e Clóvis Curubão.
- Daniel Almeida (Avante): Irmão do ex-prefeito David Almeida, não alcançou os votos necessários para permanecer no cargo.
- João Luiz (Republicanos): Parlamentar atuante que não conseguiu renovar a sua vaga para a próxima legislatura.
- Comandante Dan (Republicanos): Outro nome do Republicanos que não obteve sucesso na tentativa de reeleição.
- Brena Dianná (União Brasil): Que havia assumido a cadeira após as movimentações políticas do ano, também não se elegeu.
- Dr. Gomes (União): Político experiente com múltiplos mandatos no Legislativo estadual, também ficou sem vaga.
A eleição definiu 24 deputados estaduais para a legislatura 2027-2030. Dos parlamentares que atualmente ocupam cadeiras e disputaram a reeleição, 15 conseguiram permanecer na Casa. Outros nove nomes foram eleitos para a próxima composição.
Entre os novos eleitos estão Zé Ricardo (PT), Eurico Tavares (PSD), Clóvis Curubão (PT), David Reis (Avante), Eduardo Alfaia (Avante), Marcelo Palhano (Agir), Rodrigo Guedes (Republicanos), Eraldo Cb (Podemos) e David Bemerguy (MDB). Zé Ricardo, apesar de ser considerado um dos novos eleitos para a composição de 2027, já exerceu mandato de deputado estadual em legislaturas anteriores.
A nova Assembleia terá ainda nomes que conseguiram renovar o mandato, como Adjuto Afonso, Carlinhos Bessa, Dr. George Lins, Mário César Filho e Wanderley Monteiro, pela federação União Progressista; Mayra Dias, Rozenha e Wilker Barreto, pelo PSD; Cristiano D’Angelo e Thiago Abrahim, pelo MDB; além de Débora Menezes, Delegado Péricles e Cabo Maciel, pelo PL, e Felipe Souza, pelo Podemos.
