Search
booked.net
Search
Close this search box.

Seis das principais pastas da gestão de David Almeida estão nas mãos de políticos

*Audrey Bezerra – Dia a Dia On-line

Com quase dez dias após assumir o seu primeiro mandato, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), vem definindo ao longo da semana alguns nomes para compor a sua gestão e em pelo menos seis das suas principais secretarias municipais – cujos orçamentos são os maiores da gestão, serão comandadas por políticos.

Das principais pastas podemos citar a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que terá no comando o vice-prefeito Marcos Rotta (DEM); a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) será comandada pelo ex-deputado estadual Sabá Reis (PL);  a Secretaria Municipal de Educação (Semed), pelo ex-deputado federal Pauderney Avelino (DEM); a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como secretária Shádia Hussami Hauache, que é esposa do deputado Abdala Fraxe (Podemos).

Outra pasta importante é a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que terá o comando do ex-vereador Alonso Oliveira (Avante), que não conseguiu se reeleger nas eleições.

A mais recente nomeação foi da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) que terá como subsecretário de Esporte e Lazer o ex-deputado estadual Platiny Soares Lopes.

Platiny Soares esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entre os anos de 2014 a 2018. Quando foi eleito em 2014, o ex-parlamentar tinha 22 anos. Ele é formado em Direito e mestrando em Administração Pública. Foi fundador e ex-presidente da Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam). O TRE-AM havia condenado o ex-parlamentar a oito anos de inelegibilidade pela prática de abuso de poder, cometida nas eleições de 2014, mas, em julho do ano passado, ele garantiu a retomada dos direitos políticos na Justiça.

O mais experiente entre os escolhidos por David Almeida, o engenheiro civil, empresário e professor, Pauderney já foi secretário da Semed de 2013 a 2016. Ele já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a devolver R$ 4,6 milhões aos cofres públicos sob a acusação de superfaturamento de contratos de aluguel de prédios usados como escolas municipais, no entanto, o TCE-AM cancelou a multa. Na época, em abril de 2016, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou inquérito para apurar se houve ato de improbidade administrativa na contratação de empresa para fornecimento de revistas da Turma da Mônica.

Pauderney exerceu o último cargo na representação do Governo do Amazonas em São Paulo, sob indicação do governador Wilson Lima, em 2019.

O ex-deputado estadual Sabá Reis é pai do vereador David Reis (Avante) que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), este ano. Ele também foi coordenador de campanha do novo prefeito. Reis é natural de Parintins e se formou em Serviço Social, pela Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro). De 2011 a 2014, foi convidado pelo então Ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento (PR), para comandar a Superintendência da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC). Na época, Sabá era a pessoa de confiança de Alfredo.

Já Shádia é também filha da ex-deputada federal Sadie Hauache. Ela é economista, médica (especialista em medicina de família e comunidade/ Atenção Primária) e diretora financeira na empresa Instituto Médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas (Imed-AM).

Embora as principais secretarias tenham à frente figuras políticas no comando, a função de secretário municipal, por ser um cargo político e de dedicação exclusiva, não pode ser considerado um cargo técnico científico ou administrativo, já que não exige nenhuma habilitação específica para exercê-lo, apenas a relação de confiança com o governante, que efetivará a nomeação e a capacidade técnica para o exercício da função.

Metas e resultados

Ao assumir o mandato, no dia 1º de janeiro deste ano, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fez um discurso afirmando que seria implacável com o desperdício e o serviço público de má qualidade, além de cobrar metas e resultados contra a ineficiência do serviço público.

“Seremos implacáveis com os nossos inimigos e adversários que são o mau serviço público, a falta de atendimento na saúde, na educação, o transporte coletivo de péssima qualidade”, afirmou, direcionando o discurso para a má gestão pública.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.