Search
booked.net

Seis capitais registram falta da vacina AstraZeneca para segunda dose

FOTO: Lucas Silva/Secom

São Paulo, Belo Horizonte, Palmas, Florianópolis, Porto Velho e Rio de Janeiro registraram nesta sexta-feira (10) falta ou a possibilidade de ficar sem a vacina AstraZeneca contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose.

A capital paulista respondeu à CNN que aguarda entrega dos imunizantes pelo Ministério da Saúde. Na tarde de hoje, 98% dos postos da cidade registraram falta do imunizante.

O mesmo acontece para Belo Horizonte, Palmas, Porto Velho e Rio de Janeiro, que justificaram a indisponibilidade pelo atraso de produção e distribuição da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Florianópolis informou que está aplicando a segunda dose “no prazo normalmente” e que estão priorizando grávidas, lactantes e puérperas, com isso ficando sem imunizantes para outros públicos. As capitais ainda explicaram que aguardam informes técnicos do governo federal para a realização de intercambialidade de vacinas.

O Rio está aplicando Pfizer no lugar da AstraZeneca conforme disponibilidade. Ainda estão realizando listas de espera nas unidades de saúde caso a pessoa não possa receber o imunizante da Pfizer por algum motivo.

Na noite de hoje, o governo de São Paulo anunciou que começará a vacinar com Pfizer na próxima semana quem está com a segunda dose da AstraZeneca atrasada. Eles citam que a medida foi adotada para “diante do apagão do Ministério da Saúde, que deixou de enviar quase 1 milhão de doses ao Estado em setembro”.

O Ministério da Saúde, por sua vez, negou que esteja devendo as doses ao estado. Segundo a pasta, “as 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês.”

“As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira. Por isso, o Ministério da Saúde alerta, mais uma vez, para que estados, municípios e Distrito Federal sigam o Plano Nacional de Operacionalização (PNO)”, concluem.

Segundo consta no sistema do Ministério da Saúde, foram recebidas 101,1 milhões de doses da AstraZeneca e todas já foram entregues aos estados.

*Com informações da CNN

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.