Search
booked.net
Search
Close this search box.

Segurança e apoiadores de Bolsonaro agridem equipe de TV na Bahia

Foto: Reprodução/Globonews

Uma equipe de repórteres da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado nordestino, foi agredida por seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a visita dele na região, que está em estado de calamidade após fortes chuvas atingirem o sul do estado. O caso ocorreu neste domingo (12/12) na cidade de Itamaraju.

Após o presidente chegar de helicóptero, as equipes da TV Bahia e da TV Aratu, afiliada ao SBT, tentaram se aproximar de Bolsonaro, mas o paredão formado por seguranças impediu que os repórteres se aproximassem. Um dos seguranças chegou a usar o antebraço para segurar a jornalista Camila Marinho, mas as imagens não puderam ser registradas devido ao tumulto.

Em outro momento, os repórteres esbarraram com o microfone em um segurança enquanto tentavam alcançar o presidente. O homem gritou dizendo que estavam batendo dele e ameaçou a imprensa. Pouco depois, apoiadores puxaram os microfones, acabando por rasgar a espuma do equipamento da TV Bahia. Os jornalistas Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, também foram agredidos. Depois de toda a confusão, a equipe de comunicação da presiência chamou os repórteres e pediu desculpas pelo ocorrido.

Nas redes sociais, o governador Rui Costa (PT) repudiou os ataques contra a imprensa e afirmou que “é inaceitável a violência e ameaça que sofreram”.

Globo responde

A emissora carioca divulgou uma nota oficial relembrando os ataques feitos pela segurança do presidente na Itália, durante o encontro do G20. Confira:

“A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles”.

*Com informações de g1 Bahia

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.