*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a profissão de político é honesta, e comparou o cargo concedido por votação a concursos realizados por estudantes nesta sexta-feira (28), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. “Se tem uma profissão honesta, é a do político. Ele pode virar ladrão porque ele é ladrão, mas a profissão é o único concurso que a cada quatro anos você precisa refazer”, disse o petista.
Na ocasião, Lula sancionou o acordo que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais e reforçou a importância de se valorizar a contratação de “seres humanos” para elevar a qualidade de serviços públicos.
“Não tem saída. A gente tem que melhorar o salário das pessoas para ter as pessoas de melhor qualidade aqui. As pessoas fazem um mau juízo de valor no funcionalismo público”, disse o presidente.
Ainda conforme o gestor, enquanto seu mandato estiver durante, o funcionalismo público será tratado com respeito. Ele alegou que a eleição é como um “concurso” realizado a cada quatro anos.
Digo sempre que o político precisa aprender a se defender. Porque é normal criar a imagem que político é todo mundo ladrão. Isso está disseminado no meio do povo. Agora, veja que engraçado, eu às vezes acho que, se tem uma profissão honesta, é a do político. Ele pode virar ladrão porque ele é ladrão, mas a profissão é o único concurso que a cada quatro anos você precisa refazer.
Reajuste dos servidores federais
O projeto de lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. A cerimônia terá a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho. Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, que terão mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano.