booked.net

Saúde Bucal: prevenir é o melhor caminho para ter uma boca saudável

Um sorriso bonito promove bem-estar e eleva a autoestima, mas cuidar da saúde bucal vai além de aspectos estéticos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Cuidar da saúde dos dentes é uma forma de prevenir doenças, por isso atitudes simples e diárias podem ser tomadas com foco na promoção da saúde bucal. O primeiro passo é manter hábitos saudáveis. Atitudes como boa higiene, não beber e não fumar podem ajudar a reduzir incidência de câncer de boca, por exemplo. Pessoas com deficiência também devem adotar uma rotina de cuidados em casa, com apoio dos seus cuidadores, e no consultório dentário.

Para uma adequada higiene bucal e remoção do biofilme dental, seguimos uma estratégia e associação de métodos químicos (enxaguante bucal) e mecânicos (escovação) para uma efetiva prevenção.

– Fio dental

Importante complemento da escovação, deve ser usado diariamente e ANTES da escovação dos dentes, porém o importante é USAR!
O fio dental é eficaz na limpeza interproximal( entre um dente e outro), alcança áreas que a escova não alcança, assim removendo toda placa bacteriana.

– Creme dental, pasta de dentes ou Dentifrício

O dentifrício é um creme dental em pasta ou gel, constituído de compostos químicos.
Sua composição pode variar de uma marca pra outra, mas todas tem os mesmos ingredientes essenciais para uma boca saudável e hálito fresco.
É de extrema importância que contenha flúor na sua composição, na quantidade de 1.000 a 1.500 ppm, para prevenir a doença cárie( na parte de trás da pasta, na lista de ingredientes, você consegue conferir isso.).
Evite pastas que prometem ser clareadoras/ branqueadoras ou que contenham carvão ativo na composição. O grau de abrasividade delas é alto e isso pode provocar danos irreversíveis ao esmalte e tecidos moles (ex.: gengiva).
As pastas de ação dessensibilizante (sensitive) contém ativos que podem auxiliar no tratamento da hipersensibilidade dentinária.

– Escovação dentária

É o meio mecânico + comum, acessível e eficaz no mundo para o controle de placa dental, prevenção de cárie dental e além de ser um dos métodos  + eficientes de se levar flúor a boca (através do creme dental).
A escova de dentes adequada para uma higiene efetiva, deve ser de cabeça pequena, cerdas macias ou extra macias, e possuir bastante cerdas.

– Enxaguante bucal

Também serve para complementar a escovação, porém não a substitui!!!! Reduz, controla e previne os microorganismos , mas não os remove.
Deve ser usado após escovação;
Deve ser utilizado SEM álcool na composição;
Não lavar a boca após o uso;
Fazer bochecho por cerca de 30 segundos com 15 a 20 ml.
É importante cuidar dos dentes em todas as fases da vida.Um sorriso bonito promove bem-estar e eleva a autoestima, mas cuidar da saúde bucal vai além de aspectos estéticos.
Dra. Lorena Isabelle Bezerra
*Odontóloga – CRO-AM 5433. Graduação em Odontologia – IAES( Instituto Amazônia de Ensino Superior). Curso de Capacitação em Cirurgia bucal avançada – UEA (Universidade do Estado do Amazonas); Pós-graduação em Saúde do trabalhador – Faculdade Eficaz de Maringá; Cursando Atualização em Ortodontia – APCD-SP (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram