Search
booked.net

Salamandras exóticas ameaçadas de extinção são resgatadas em Manaus; venda ilegal cresce

Foto: Moisés Henrique/Ipaam

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Três exemplares de axolotes (Ambystoma mexicanum), uma espécie de salamandra exótica originária do México e ameaçada de extinção, foram resgatados em Manaus, na última quinta-feira (27), após serem transportados de forma ilegal pelos Correios. Conforme o Ibama, a crescente demanda por esses animais no mercado ilegal tem sido impulsionada pela popularização da espécie em jogos on-line.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis atuaram na apreensão dos animais, encontrados escondidos em embalagens, com a intenção de burlar a fiscalização.

A apreensão só foi possível após o uso de equipamentos de raio-x pelos Correios, que identificaram os axolotes em encomendas suspeitas. A criação comercial dessa espécie é ilegal no Brasil, e sua posse e comercialização não são regulamentadas. Diante disso, a equipe dos Correios acionou o Ipaam para garantir a apreensão e o encaminhamento correto dos animais.

Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, destacou a parceria entre os Correios, o Ipaam, o Ibama e a Polícia Federal no combate aos crimes ambientais no fluxo postal. Ele explicou que todos os pacotes enviados pelos Correios passam por escaneamento e que os operadores postais recebem treinamento para identificar possíveis ilícitos.

“Quando detectado algo suspeito, a operação é interrompida e as autoridades competentes são acionadas”, afirmou.

Laerzio Neto, médico-veterinário do Ibama, explicou que a crescente demanda por axolotes no mercado ilegal tem sido impulsionada pela popularização da espécie em mídias digitais e jogos online.

“Os maiores fornecedores dessa espécie no Brasil estão concentrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde criadores irregulares comercializam os animais sem autorização”, explicou.

Atualmente, os três exemplares estão no Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama, em Manaus.

O Ipaam também disponibilizou canais de comunicação para denúncias e dúvidas sobre animais silvestres. O WhatsApp da Gerência de Fiscalização é (92) 98557-9454, e o telefone da Gerência de Fauna é (92) 2123-6739.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.