Search
booked.net
Search
Close this search box.

Sala de tomografia é inaugurada no Hospital de Campanha Gilberto Novaes

A sala de tomografia permite diagnósticos precoces para atender as vítimas da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, que já estão internadas na unidade de saúde, bem como os novos pacientes
Foto: Nathalie Brasil/Semcom

O hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, gerido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e o Instituto Transire, ganhou mais um espaço para proporcionar melhores resultados aos pacientes. A sala de tomografia permite diagnósticos precoces para atender as vítimas da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, que já estão internadas na unidade de saúde, bem como os novos pacientes.

“Não canso de agradecer ao grupo Samel, na pessoa de seu diretor-presidente Luís Alberto Nicolau, que acreditou e foi a primeira empresa a investir no nosso hospital de campanha, que tem a direção do Dr. Ricardo Nicolau. Os pacientes que lá estão recebem atendimento com os mesmos protocolos da rede particular, que tem sido referência no tratamento aos acometidos pela Covid-19, e curado muitas pessoas com o uso do ‘método Vanessa’, de ventilação não invasiva. E agora, esse equipamento nos dá uma esperança ainda maior”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

A sala de tomografia já está funcionando e, a partir de agora, será possível antecipar o diagnóstico e ter controle maior dos pacientes atendidos. Na sexta-feira, 1º de maio, um paciente do sexo masculino, de 45 anos, que deu entrada no hospital no dia anterior, foi o primeiro a utilizar o equipamento.

“Vamos poder dar um diagnóstico precoce e fazer um controle desses pacientes, oferecendo tratamento ainda melhor, pois será possível acompanhar o desenvolvimento dessas pessoas, se estão melhorando, se será preciso mudar a terapia. Então, com esse tomógrafo, eles vão se beneficiar muito”, explicou o médico Juan Carlos Dimas.

O equipamento é fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Transire, que atua junto ao grupo Samel, com toda a parte tecnológica do espaço. “O tomógrafo vai contribuir muito para a melhoria dos pacientes. Nós, da Transire, estamos fazendo esse retorno para a sociedade, que nos recebeu tão bem em Manaus”, declarou o vice-presidente, Clemilton Gomes.

Vice-presidente da Transire. Foto: Nathalie Brasil

Para o diretor-presidente do grupo Samel, Luís Alberto Nicolau, a conquista de mais um aparelho é resultado do trabalho que uma grande equipe, junto ao município, está realizando diariamente para o combate ao novo coronavírus. “Além de contar com laboratório de raio-X digital, estaremos com o tomógrafo à disposição dos pacientes do hospital de campanha”, informou.

Atendimento

As atividades no hospital de campanha tiveram início na primeira quinzena de abril e o principal tratamento empregado em seus pacientes é o “método Vanessa”, implantado pelo grupo Samel, gerando bons resultados, por meio de ventilação não invasiva. Em menos de um mês de operação, mais de 60 pacientes diagnosticados com a Covid-19 já receberam alta médica.

Atualmente o espaço conta com 76 leitos ativos, sendo 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 38 de semi-intensiva. Mais 20 leitos devem entrar em operação nos próximos dias. A capacidade total da unidade é de 279 leitos. O hospital de campanha não funciona de portas abertas, como pronto-socorro. Os pacientes que lá se internam são transferidos de outras unidades de saúde, por meio da Central de Regulação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.