*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, candidato do União Brasil à Prefeitura de Manaus, cresceu na preferência do eleitorado da capital do Amazonas, passando de 17,4% para 20% das intenções de voto. Os dados são da pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada nesta quarta-feira (4) pela revista Exame.
Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, David Almeida (Avante) e Roberto Cidade estão tecnicamente empatados no limite do intervalo. Cidade também aparece tecnicamente empatado com Amom Mandel (Cidadania), que está na terceira colocação. Almeida e Mandel possuem, respectivamente, 25,3% e 17,9% das intenções de voto.
Atrás dos três primeiros aparecem Capitão Alberto Neto (PL), com 14,4%, também em empate técnico com Amom. O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) e o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) têm 6,7% e 1,7% das intenções de voto, respectivamente.
Este é o segundo levantamento realizado pela Futura Inteligência relacionada a disputa pela prefeitura de Manaus. Na pesquisa anterior, divulgada no início do mês de agosto, Almeida tinha 22,2%, um crescimento de três pontos, mas dentro da margem de erro. O candidato Amom Mandel perdeu um ponto, saindo de 18,7% para 17,9%, também dentro do intervalo de erro. Já Cidade cresceu três pontos, ao sair de 17,4% para 20%.
Rejeição
Em quinto nas pesquisas, Marcelo Ramos é o nome mais rejeitado, com 34,5% respondendo que não votariam nele. Capitão Alberto Neto é o segundo mais rejeitado, por 27,2%. O atual prefeito, David Almeida, aparece em terceiro, também rejeitado por 26,3%. Amom Mandel surge na sequência, com 24,2%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-03408/2024 e realizou 1 mil entrevistas no período de 21 e 27 de agosto, usando a abordagem de entrevista telefônica assistida por computador. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais e possui nível de confiança de 95%.