*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O cenário eleitoral para a Prefeitura de Manaus está se desenhando com uma vantagem significativa para Roberto Cidade (União Brasil) em relação a seu principal adversário, o deputado federal Alberto Neto (PL/AM). De acordo com o estudo divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Pontual Pesquisas, Cidade lidera com 21,1% das intenções de voto, enquanto Neto aparece com 11,3%.
A pesquisa Pontual, divulgada no início de agosto, durante a pré-campanha e o período das convenções eleitorais, mostrou um cenário de empate técnico entre Roberto Cidade e Alberto Neto na disputa pela Prefeitura de Manaus. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, aparecia com 15,6% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Alberto Neto registrava 10,5%, uma diferença dentro da margem de erro.
Em entrevista ao BandNews Amazônia 1º Edição, Eric Barbosa analisou os dados e destacou que ainda é cedo para mensurar a influência do eleitor bolsonarista nesse cenário. Segundo Barbosa, esse perfil de eleitor, geralmente mais à direita, tende a definir seu candidato apenas nos momentos finais da campanha, o que pode ser decisivo para determinar quem chegará ao segundo turno.
Tanto Roberto Cidade quanto Alberto Neto estão focados em atrair esse eleitorado conservador, tendo estruturado suas chapas com o objetivo de capitalizar o apoio de bolsonaristas. Barbosa também comentou sobre a transferência de votos de Jair Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente ainda exerce grande influência, mas o eleitorado de Manaus não se encontra rigidamente preso à dualidade entre esquerda e direita.
*Com informações da Revista Cenarium