Manaus, quinta-feira 27 de agosto de 2026
Pesquisar

booked.net

Roberto Cidade e Omar Aziz aparecem em empate técnico na disputa pelo Governo do AM, aponta pesquisa

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O candidato ao Governo do Amazonas Roberto Cidade (União Brasil) ganhou força na corrida eleitoral, segundo pesquisa Direto ao Ponto divulgada nesta quinta-feira, 27. No cenário estimulado, Cidade aparece com 23% das intenções de voto, três pontos a mais que no levantamento de junho, e se aproxima de Omar Aziz (PSD), que lidera com 26%. O crescimento ocorre enquanto Omar e David Almeida (Avante) registraram queda no período.

Quaest, Real Time Big Data, Projeta e Direto ao Ponto confirmam a mesma tendência eleitoral: Omar e Cidade lideram a corrida pelo Governo do Amazonas.

A comparação com a rodada anterior do Direto ao Ponto revela uma mudança expressiva no cenário. Em junho, Omar tinha 28% e Cidade aparecia com 20%, uma distância de oito pontos. Agora, Omar recuou para 26%, enquanto Cidade avançou para 23%. Em apenas dois meses, a diferença entre os dois despencou de oito para três pontos percentuais.

Foto: Divulgação

Enquanto Cidade cresce, os demais concorrentes não apresentam o mesmo desempenho. Maria do Carmo permaneceu com 19%, e David Almeida registrou a maior queda, passando de 21% para 17%. Com esse movimento, Cidade ultrapassou David, abriu quatro pontos sobre Maria e reduziu de forma significativa a distância para Omar.

Na capital, Cidade aparece na liderança com 23% das intenções de voto, seguido por Maria do Carmo (21%), Omar Aziz (20%) e David Almeida (18%).

No interior, ele já é o segundo na preferência do eleitor. Omar aparece com 33%, seguido por Roberto Cidade (24%), Maria do Carmo (17%) e David Almeida (16%).

No cenário espontâneo, quando os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, o equilíbrio é ainda maior. Omar aparece com 10% e Cidade com 9%, separados por apenas um ponto percentual.

Cidade também apresenta rejeição menor que a de Omar. Apenas 13% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, contra 18% de Omar. David Almeida lidera a rejeição entre os principais candidatos, com 28%.

A avaliação do governo de Roberto Cidade também reforça esse cenário. Somadas as respostas ótima, boa e regular, 71% dos entrevistados fazem uma avaliação positiva da atual administração. Em outras palavras, sete em cada dez amazonenses avaliam o governo como ótimo, bom ou regular.

A pesquisa ouviu presencialmente 1.200 eleitores de Manaus e de outros 18 municípios do interior, entre os dias 19 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números AM-09630/2026 e BR-02643/2026.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.