*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Roberto Cidade (UB) acompanhou, nesta segunda-feira, 17, a conclusão das obras de reforma e modernização do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. A estrutura recebeu investimento de R$ 2,6 milhões e passa a contar com ambientes operacionais e administrativos modernizados, além de equipamentos e tecnologia voltados ao monitoramento de ocorrências e à coordenação das forças de segurança.

Segundo Roberto Cidade, a nova estrutura permitirá ampliar o uso de tecnologia no monitoramento e no atendimento de ocorrências na capital.
“O Centro Integrado de Operações de Segurança vai estar mais moderno, com equipamentos de alta tecnologia e vai dar um atendimento de qualidade para a população”, destacou o governador.
Tecnologia e monitoramento
Com a modernização, o Ciops passa a oferecer melhores condições para o acompanhamento de ocorrências em tempo real, o despacho de viaturas e a coordenação das forças de segurança.
O espaço também contará com o sistema de monitoramento conhecido como “Paredão”, utilizado para auxiliar as forças de segurança por meio de tecnologia e câmeras instaladas na cidade.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, a estrutura foi planejada para integrar diferentes forças de segurança.
“Essa é uma estrutura que vai abarcar todas as Forças de Segurança do estado e onde teremos uma condição melhor de atender a população”, afirmou.
Estrutura modernizada
A intervenção contemplou o prédio principal do Ciops, que possui 762 metros quadrados distribuídos entre recepção, Central de Atendimento 190, sala de monitoramento de câmeras, áreas administrativas e o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar.
Também foram realizadas intervenções no refeitório, passarela metálica, prédio da guarda, banheiros externos, casas de bombas e reservatório elevado. O projeto incluiu ainda a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Durante as obras, foram executados serviços de terraplenagem, substituição das coberturas, instalação de novas esquadrias, impermeabilização, troca de revestimentos, pintura, pavimentação e drenagem.
As redes elétrica, hidráulica e sanitária também foram adequadas, além da implantação de um novo sistema de combate a incêndio.
Integração das forças de segurança
O secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, destacou a atuação conjunta entre a Seinfra e a SSP-AM na modernização do complexo.
Segundo ele, a intervenção buscou ampliar a estrutura física do Ciops para permitir maior integração entre tecnologia, inteligência e atuação das forças de segurança.
“Nós praticamente refizemos toda a parte civil, ampliamos o Ciops, criamos estruturas para que as Forças de Segurança possam ter uma inteligência e para que o Centro de Operações dê suporte à Secretaria de Segurança Pública”, explicou.
Com a conclusão das obras, o espaço passa a reunir estrutura renovada para atividades operacionais e administrativas, com foco no monitoramento de ocorrências e no suporte às ações de segurança pública em Manaus.
