Search
booked.net
Search
Close this search box.

Rio Negro em Manaus volta a subir e atinge 30,02 m batendo novo recorde

O nível do Rio Negro em Manaus subiu mais 3 centímetros, alcançando, nesta quarta-feira (16), a marca de 30,02 metros, segundo medição divulgada pela Defesa Civil Municipal.

Esta é a maior cheia dos últimos 119 anos. O processo, conhecido como repiquete, fez com que o recorde de 30 metros do dia 5 de junho fosse superado em apenas 11 dias. Na segunda-feira (14), o rio já tinha entrado no processo de vazante, caindo de 30 metros para 29,99 metros.

A subida das águas indica o repiquete, fenômeno em que o nível sobe antes do início da vazante e pode ser resultado das chuvas intensas que têm caído nos últimos dias em Manaus.

Embora o aumento da quantidade de chuvas e cheia dos rios seja um fenômeno natural no Amazonas, o alagamento, sobretudo no Centro da capital, é provocado pelas tubulações de esgoto, já que o rio não atinge a área diretamente, segundo o CPRM (Serviço Geológico do Brasil).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.