*Da Redação Dia a Dia Notícia
A apenas 24 centímetros de atingir o nível de cota severa, que é de 29 metros, o rio Negro em Manaus marcou 28,76 metros, nesta segunda-feira (26). De acordo com a classificação adotada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), atualmente o rio Negro encontra-se no nível de inundação severa e é possível que a cheia ultrapasse o recorde de 2012, de 29,78m.
Em Manaus, o rio segue em processo de enchente acelerada, subindo a uma média de 7 cm por dia na última semana. Segundo o último boletim de monitoramento hidrometrológico da Amazônia Ocidental, de 23 de abril, o nível do rio Negro continua elevado considerando o atual período do ano, em todas as estações monitoradas. Em São Gabriel da Cachoeira, o nível do rio é maior do que o máximo diário que havia sido observado até então na série histórica.
Quinze bairros geralmente impactados pelas cheias do rio Negro vêm sendo monitorados há semanas. Segundo a Defesa Civil de Manaus, cerca de cinco mil famílias vivem nestas localidades – as que moram em áreas de maior risco estão sendo cadastradas pela Prefeitura de Manaus e, caso o nível do rio Negro atinja a marca de 29,40 metros de profundidade, terão que deixar suas casas.
Segundo o levantamento diário realizado pela Defesa Civil do Amazonas, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), cerca de 23 municípios do Amazonas, das calhas do Madeira, Rio Negro, Baixo Solimões e Baixo Amazonas, decretaram situação de alerta por causa das cheias dos rios que já afetam mais de 200 mil pessoas. E outras 14 cidades das calhas do Juruá, Purus e Madeira seguem em situação de Emergência.
Segundo Alerta de Cheias
Na próxima sexta-feira (30), o CPRM transmitirá o segundo Alerta de Cheias para Manaus, atualizando as informações do primeiro alerta, realizado em 31 de março. O evento será transmitido pela TV CPRM no YouTube, às 10h pelo horário de Manaus e 11h pelo horário de Brasília.
Em março, a previsão era de que o rio Negro poderia atingir a cota máxima dentro do intervalo de 28,55m a 30,35m, com maior probabilidade para o valor médio de 29,45m no Porto de Manaus. Este ano, o prognóstico está sendo estendido para outros dois municípios amazonenses: Manacapuru, onde o rio Solimões atingiu 19,62m e atingiu a cota de inundação severa; e Itacoatiara, onde o nível do rio Amazonas está em 14,49m, tendo ultrapassado 29cm da cota de inundação severa.
Segundo a pesquisadora Luna Gripp, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas Ocidental, o nível dos rios hoje é compatível com a época em que a cheia histórica aconteceu nos três municípios. “Na região próxima a Manaus, os rios continuam subindo numa velocidade acima do normal observado nessa época do ano”, diz a pesquisadora.