*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Festival de Parintins alcançou um novo patamar de reconhecimento internacional. Nessa quarta-feira (2), a Revista Forbes, conhecida mundialmente, classificou o evento como o “maior espetáculo teatral a céu aberto” em uma matéria em seu site, exaltando a grandiosidade e o impacto cultural da festividade amazonense.
A publicação da revista norte-americana detalhou a vibrante disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, ressaltando o imenso talento e o esforço coletivo envolvidos na produção. “Os talentos que fazem o espetáculo acontecer não são poucos. O esforço é homérico e mobiliza uma multidão de artesãos, construtores, dançarinos, músicos, costureiros, ‘formigas humanas’ (como são chamados os responsáveis por mover as alegorias enormes) e criativos no geral”, destacou a Forbes.
A reportagem também enfatizou o impacto econômico significativo que o Festival gera ao longo do mês de junho, atraindo visitantes do Amazonas, de outras partes do Brasil e do mundo, o que impulsiona fortemente o comércio local. A Forbes sublinhou a importância da nova atenção voltada para o Festival de Parintins, especialmente para a arte produzida no período, que pode oferecer visibilidade e oportunidades para artistas locais em grandes eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.
A revista observou como a cidade de Parintins leva a sério a rivalidade entre azul e vermelho, a ponto de grandes marcas, como a Coca-Cola, lançarem embalagens temáticas em alusão ao evento. Outro ponto que impressionou a Forbes foi a capacidade dos dois bois de movimentar uma festa centenária, descrevendo-a como um evento único no mundo.
Ver essa foto no Instagram
