Search
booked.net
Search
Close this search box.

Retrospectiva: confira os assuntos que mais repercutiram em 2023 no Amazonas

Arte: Thalya Issuisso/Dia a Dia Notícia

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

O ano de 2023 ficou marcado por diversos acontecimentos no Amazonas, como a fumaça que encobriu a capital, a seca histórica que atingiu o estado, a morte de Amazonino Mendes, entre outros fatos. O Dia a Dia Notícia realizou uma seleção dos assuntos que mais repercutiram este ano, confira!

Manifestantes no CMA

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022, diversos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ficaram acampados em frente ao Comando Militar da Amazônia, entre os meses de novembro de 2022 a janeiro deste ano.

Foto: Reprodução

O ato aconteceu juntamente com outros protestos que ocorriam pelo país contra o resultado do pleito, que alegavam fraude nas urnas eletrônicas.

Os manifestantes pediam por ajuda às Forças Armadas, além de exigir uma intervenção militar. Homens, mulheres, idosos e até mesmo crianças ficaram acampados em frente ao CMA.

Em janeiro deste ano, a juíza Jaiza Fraxe determinou a retirada e desmonte do acampamento. Agentes de segurança foram mobilizados para esvaziar o local.

Show do Kiss na Arena

A Arena da Amazônia virou palco de grandes estrelas do rock em abril deste ano. O evento internacional ‘Monster of Rock’ passou por Manaus e trouxe as bandas Kiss, Scorpions e Sepultura.

Foto: Reprodução/Instagram

O evento contou uma multidão de fãs dos artistas, que lotaram o estádio. A banda Scorpions já havia se apresentado na capital manauara no ano de 2007.

Durante as apresentações, o baixista e vocalista da banda Kiss, Gene Simmons chegou a passar mal no palco devido ao calor que fazia na cidade.

Morte Amazonino Mendes

Em 2023, o Amazonas teve uma grande perda na política com a morte do ex-governador Amazonino Mendes no mês de fevereiro. O político morreu aos 83 anos em São Paulo. Ele estava internado desde dezembro de 2022 no hospital Sírio-Libanês, onde realizava tratamento contra pneumonia.

Com 40 anos de vida pública, Amazonino Mendes deixou um legado histórico na política amazonense. Ele chegou a disputar as eleições para o governo do estado no ano de 2022.

O velório aconteceu no Teatro Amazonas, onde centenas de pessoas compareceram ao local para prestar homenagens. Diversos nomes da política amazonense também se despediram do ex-governador.

Foto: Antônio Lima/Secom

Amazonino foi três vezes prefeito de Manaus e quatro vezes governador do Amazonas, além de ter ocupado uma cadeira no senado também pelo estado.

Agressão contra Yara Lins

A eleição para a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025, foi marcada por grande polêmica e denúncia de agressão.

Foto: Reprodução

A conselheira e presidente eleita, Yara Lins, denunciou o também conselheiro Ari Moutinho por proferir ameaças e xingamentos contra ela. O fato aconteceu momentos antes das eleições e foi registrado por vídeo.

O caso teve grande repercussão e chegou ao conhecimento do ministro da Justiça, Flávio Dino, que defendeu que a investigação fosse feita pela Polícia Federal.

Ari Moutinho chegou a ficar afastado do cargo, porém por motivos de saúde. O TCE-AM arquivou o processo que investigava o conselheiro Ari Moutinho.

Amazonas FC Campeão da Série C

Neste ano, o time Amazonas FC conquistou o título e foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe conseguiu acesso para a Série B no ano de 2024.

Foto: Divulgação/Esporte Manaus
Foto: Divulgação/Esporte Manaus

A Onça Pintada venceu o Brusque (SC) em Santa Catarina por 2 a 1. Esta é a primeira vez que um time do futebol amazonense conquista este feito.

Com apenas quatro anos de existência, o Amazonas FC conquistou o campeonato Amazonense e passou pelo acesso à Série B.

Caso Débora

Um crime que chocou Manaus e chegou a ganhar repercussão nacional, foi a morte da jovem grávida Débora Silva Alves, de apenas 18 anos.

Foto: Montagem/Dia a Dia Notícia
Foto: Montagem/Dia a Dia Notícia

Em agosto deste ano, a jovem foi encontrada morta em uma área de mata localizada no Mauazinho, zona Leste de Manaus. Ela estava grávida de oito meses e foi queimada, além de ter os pés cortados. Débora também tinha um pano no pescoço, o que, segundo a polícia, indica que ela foi asfixiada. Além disso, o bebê foi retirado da barriga da vítima.

Gil Romero, pai da criança, foi preso apontado como mentor e autor do assassinato da jovem. De acordo com a família de Débora, o suspeito não queria assumir o bebê e alegava ser casado com Ana Júlia, que também chegou a ser presa pelo crime.

Além de Gil Romero, José Nilson também foi preso por envolvimento na morte da grávida. Ele mostrou o local onde o corpo da vítima foi jogado.

Três meses após o crime e sem indícios sobre o corpo do bebê, familiares de Débora retornaram ao local do crime e encontraram uma ossada que supostamente seria da criança. Em exame feito pelo IML, foi confirmado que os ossos pertenciam ao bebê da vítima.

Capivara Filó

Outro caso de grande repercussão foi a saga entre o Ibama, o influenciador Agenor Tupinambá e a capivara Filó. Em abril deste ano, o influenciador foi multado pelo órgão após ser alvo de denúncia.

Foto: Reprodução

A denúncia foi feita de fora do estado do Amazonas, após Agenor viralizar nas redes sociais com vídeos de sua rotina em uma fazenda no município de Autazes, onde sempre mostrava o animal.

O episódio virou uma grande novela, entre o órgão e a deputada Joana Darca, que saiu em defesa do influenciador. O assunto dividiu opiniões na internet, onde alguns concordavam com a permanência do animal com Agenor e outros defendiam que a capivara fosse recolhida.

Após protestos, o juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante concedeu a guarda provisória do animal a Agenor. Atualmente o animal permanece junto ao influenciador, porém o mesmo não pode mais mostra-la nas redes sociais.

Fumaça em Manaus

Durante um período de três meses, entre agosto a novembro deste ano, a população de Manaus e de alguns municípios do interior do Amazonas, sofreram com uma onda de fumaça advinda de queimadas.

Foto: Reprodução

A capital amazonense sofreu por meses com uma nuvem cinzenta e registrou péssimos índices de qualidade do ar. Manaus chegou a ficar entre as cidades com a pior qualidade do ar do mundo.

As queimadas e a seca histórica, agravaram a crise ambiental que assolou o estado. O ar péssimo, falta de visibilidade e uma nuvem cinzenta faziam parte da rotina da população.

Queimadas na região Metropolitana, na BR-319 e no Pará foram apontadas como a origem do problema que chegou ao fim com o início do período chuvoso no estado.

Seca histórica

Além da fumaça, Manaus e os demais municípios do estado registraram seca histórica em 2023. No dia 16 de outubro, o rio Negro atingiu a cota de 13,59 metros na capital, sendo a maior vazante de toda a história.

Régua do Porto de Manaus completamente seca. (Foto: Lucas dos Santos)

No dia 26 de outubro, o rio Negro atingiu a cota de 12,70 de acordo com medição feita pelo porto de Manaus.

Todos os municípios do Amazonas entraram em emergência. Além disso, o transporte fluvial foi completamente afetado. Lagos e igarapés secaram por completo em algumas cidades.

A Zona Franca também foi afetada, uma vez que grande parte dos insumos são transportados por meio dos rios até a cidade de Manaus.

‘Talarica’ da Bemol

Após descobrir a traição do marido com a atendente da loja de eletrodomésticos em Manaus, uma mulher foi ao local de trabalho da suposta amante e distribuiu diversos prints de conversas no WhatsApp expondo a relação extraconjugal.

Foto: Reprodução

A confusão registrada em vídeo viralizou nas redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados entre os manauaras.

Ismaely Siqueira, a esposa traída, e Iris Sales, a suposta amante, ganharam um grande número de seguidores nas redes e atualmente se apresentam como influenciadoras. Mesmo após meses após o ocorrido, as duas ainda trocam indiretas na internet.

Foto: Reprodução

Acidente de avião em Barcelos (AM)

Em setembro, um avião de pequeno porte caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, e matou 14 pessoas. Entre as vítimas da tragédia, estavam empresários de Goiás e de Minas Gerais, além de um médico do Distrito Federal, que viajavam para pescar no Rio Negro.

Foto: Reprodução

O acidente foi o que registrou mais vítimas no estado, neste ano, e também é considerado o que registrou mais mortes no Brasil desde 2011.

Vila some em Beruri (AM)

Um desbarrancamento fez a comunidade Arumã, no município de Beruri, “desaparecer do mapa”. O lugar ficou destruído e a terra arrastou para a água casas, igrejas, postos de saúde e centros sociais.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Beruri

Moradores registram por meio de vídeo o desastre natural e o momentos de pânico. Conhecido como “Terras Caídas”, o desastre atingiu mais de 40 residências e afetou mais de 300 pessoas.

Lana Del Rey em Manaus

A cantora norte-americana, Lana Del Rey, virou o assunto entre os manauaras ao passar pela capital e se hospedar em um hotel de selva na região Metropolitana.

Foto: Reprodução/Instagram

Ela desembarcou na capital amazonense para conhecer os atrativos da região amazônica, enquanto aguardava para se apresentar no MITA Festival, em São Paulo, dias depois.

Fãs da artista ficaram eufóricos e chegaram a esperar em frente a um hotel próximo ao Teatro Amazonas, onde ela supostamente estaria.

Lana Del Rey visitou uma comunidade indígena e chegou a ganhar uma árvore com seu nome.

Prisão de Lucas Picolé e Isabelly Aurora

Os influenciadores Lucas Picolé e Isabelly Aurora estiveram no centro das atenções, ao serem presos neste ano durante a Operação Dracma, da Polícia Civil do Amazonas, por suspeita de fraudar sorteios de rifas e lavagem de dinheiro.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Na mesma operação, o também influenciador ‘Mano Queixo’ e o ex-marido de Isabelly também foram presos.

Isabelly e Picolé tiveram as prisões revogadas e atualmente estão em liberdade. Eles estão proibidos de mencionar, divulgar ou promover sorteios de rifas, jogos de azar e aplicativos do tipo.

David Guetta no Passo a Paço

Outro artista internacional que passou por Manaus foi o DJ e produtor francês David Guetta. Ele encerrou a primeira noite do festival ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’.

Foto: Reprodução/Instagram

Guetta foi uma das atrações mais esperadas do evento, que contou com a presença de mais de 100 mil pessoas.

O DJ ainda fez um passeio por terras amazonenses, onde andou de barco e alimentou botos-cor-de-rosa. No Instagram, Guetta afirmou que Manaus é “outro nível” e que espera voltar logo.

Agressão contra babá e advogado

O policial civil Raimundo Nonato Machado e a esposa dele, Jussana de Oliveira, foram presos por agredirem a babá Claudia Lima e o advogado Ygor Colares em um condomínio no bairro Ponta Negra, em Manaus.

Jussana agrediu fisicamente a babá no estacionamento do condomínio, incentivada pelo marido. Ela também atirou contra o advogado, que foi ferido apenas de raspão. Toda a ação do casal foi registrada por câmeras de segurança e ganhou repercussão nacional.

O casal teve a prisão revogada e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica, além de comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades. Eles também não podem acessar o condomínio onde o crime ocorreu e não podem manter contato com as vítimas.

Empréstimo negado para David Almeida

O fim do ano no meio político foi marcado por embate entre o prefeito de Manaus, David Almeida, e vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para aprovação de um empréstimo.

Foto: Reprodução

O primeiro pedido, feito em 8 de novembro, com valor de R$ 600 milhões foi negado e os parlamentares apontaram que o município não detalhou o que seria feito com o recurso, bem como a falta de transparência em relação a outras operações de crédito.

Porém, um novo pedido de empréstimo no valor de R$ 580 milhões foi feito e os vereadores aprovaram, havendo um intervalo de quase um mês entre o primeiro pedido.

Foram 21 votos a favor e 18 contra. O dinheiro, de acordo com a prefeitura, servirá para subsidiar investimentos na infraestrutura urbana e obras na capital.

Foto: Diego Mesquita/Dia a Dia Notícia

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.