Search
booked.net

Relatório final da CPI da Amazonas Energia da Aleam deverá ser entregue até dia 30 de maio

A entrega de documentos vem pouco tempo após a concessionária conseguir na Justiça o direito de instalar os novos medidores de energia
Foto: Hudson Fonseca
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Nesta terça-feira (24/05), no miniplenário Cônego Azevedo, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT), realizou a entrega oficial de todos os documentos e provas recolhidas para que o relator, deputado Carlinhos Bessa (PV), possa analisar e produzir o relatório final.

Durante a reunião, o deputado Sinésio Campos lembrou que a Comissão foi instalada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades cometidas pela concessionária Amazonas Distribuidora de Energia S/A no estado, em razão dos frequentes apagões e má qualidade de serviços prestados ao povo amazonense.

O parlamentar fez um resumo das ações da CPI, que iniciou seus trabalhos em outubro de 2021, após decisão judicial favorável ao trabalho. “Uma grande vitória deste grupo de trabalho foi a realização da maior fiscalização dos medidores de energia pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), onde foram identificados dezenas de medidores irregulares”, destacou o presidente da CPI.

O relator Carlinhos Bessa afirmou que a partir desse momento ele, juntamente com toda sua equipe, terá dedicação máxima para a produção do relatório, com as conclusões e responsabilizações pertinentes. “Minha responsabilidade é muito grande, porque são muitos documentos para análise e o tempo exíguo”, declarou Bessa, ratificando ainda o compromisso do parlamento com a população, ao dizer que “precisamos proteger os consumidores amazonenses, e por isso iremos construir esse relatório final de maneira técnica e muito responsável”.

Apoio

A reunião contou com a presença do presidente da Alam, deputado Roberto Cidade (União Brasil)  e dos deputados Fausto Jr (União Brasil), Serafim Corrêa (PSB), Joana Darc (União Brasil), Adjuto Afonso (União Brasil), Wilker Barreto (Cidadania), João Luiz (republicanos), e Delegado Péricles (PL), que fizeram questão de participar da reunião para mostrar o total apoio da Casa Legislativa com a CPI.

“Desde o primeiro momento a Assembleia Legislativa disponibilizou toda a estrutura e fez tudo que estava ao alcance para que esse trabalho pudesse ser realizado sem sobressaltos”, disse o presidente Roberto Cidade. O presidente também destacou o a dedicação e comprometimento de todos os membros da CPI, que, segundo Cidade, atuaram de maneira incansável, realizando oitivas, reunindo documentos para subsidiar os questionamentos e encaminhamentos. “Quem ganha é a população do Amazonas, porque o relatório mostrará quem devemos cobrar para a prestação de serviços de qualidade”, finalizou o presidente.

Revés judicial

A comissão resolveu entregar os documentos pouco tempo após a Amazonas Energia conseguir na Justiça a autorização para instalar os novos medidores, alvos da CPI na Assembleia Legislativa. O juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível de Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus, considerou a perícia feita pelo Ipem e revogou a proibição. O instituto periciou 57 medidores, que estavam em situação regular.

Em discurso na tribuna da Aleam na última quinta-feira (19/05), Sinésio criticou a decisão e afirmou que dentre 13 mil medidores de luz, somente os 57 periciados estavam regulares.

“Essa empresa faz gato, eu tenho esses laudos como presidente da CPI! Essa empresa, mesmo no comunicado, afirma que está aguardando os desdobramentos da CPI. Esse Parlamento e, eu como presidente, não vai aceitar essa vergonha dessa empresa que presta um desserviço”, afirmou o deputado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.