Search
booked.net
Search
Close this search box.

Região Norte possui o menor número de médicos especialistas em relação as demais regiões

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O número de médicos especialistas na região Norte é o menor do que as demais regiões do Brasil, aponta o último levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Enquanto a região Sudeste possui uma relação de 3,15 médicos por mil habitantes, o Norte e o Nordeste possuem 1,30 e 1,69 médicos por mil habitantes. Os números se assemelham aos de 20 anos atrás.

Segundo dados do CFM, no Amazonas existe apenas um especialista em Genética Médica e Medicina de Emergência, três em Medicina Física e Reabilitação, quatro em Medicina Nuclear e seis em Geriatria. O estado é o terceiro com menos cardiologistas no país. Em comparação ao Distrito Federal, a quantidade de cardiologistas é oito vezes menor no Amazonas.

Já em relação a psiquiatras, o estado é o segundo no ranking com menos profissionais por mil habitantes. Em âmbito nacional, o Brasil possui 502.475 médicos, apesar do crescimento ocorrido em 20 anos, saindo de 230.110 profissionais em 2000 , a distribuição de médicos por regiões do país ainda está longe do ideal, principalmente quando se trata de especialistas.

De acordo com o diretor nacional de Educação Continuada do Instituto de Pós-Graduação em Medicina (Ipemed), André Raeli, essa defasagem de profissionais tem impacto direto no dia a dia da população, que muitas vezes precisa aguardar meses por uma consulta com especialista, ou, se tiver condições, se deslocar para outros estados, para conseguir ser atendido.

O diretor ressalta que uma das soluções para reduzir essa defasagem é a formação especializada dos profissionais, na região. Uma demanda reprimida que o Ipemed vai poder atender a partir de agora, com a inauguração em Manaus, no dia 27 deste mês, da 11ª unidade da instituição no Brasil, a primeira da região Norte.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.