*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Quatro pesquisadores estão disputando a vaga de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Todas as inscrições foram homologadas e deferidas pela Comissão.
Os candidatos da seleção são: Bruce Rider Forsberg (pesquisador aposentado do Inpa), Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (pesquisador do Inpa), Henrique dos Santos Pereira (professor da Ufam) e Marina Anciães (pesquisadora do Inpa).
Seguindo as etapas do processo de busca e indicação de candidatos, dia 11 de agosto é a data limite para interposição de recursos e dia 18 de agosto o prazo final para confirmação da homologação da inscrição, para análise de possíveis recursos. Já nos dias 21 e 25 de agosto devem acontecer as apresentações orais, reuniões com os servidores e entrevistas.
Conheça os candidatos:
Carlos Cleomir de Souza Pinheiro
O pesquisador Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Farmacologia de Produtos Naturais Universidade Federal do Maranhão/CAPS/UNIFESP. Além disso, ele é responsável pela pesquisa de gengibre amargo, que foi desenvolvida por 15 anos, e descoberto que é eficiente contra câncer, e comercializado em remédios no Brasil.
Marina Anciães
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorado pleno no exterior (Capes) em Ecology and Evolutionary Biology pela University of Kansas, incluindo bolsa pelos últimos 2 anos em Yale, ambas nos EUA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em biologia evolutiva e comportamental de aves. Realizou pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia (Inpa) e Columbia University (NY, EUA) entre 2006 e 2008 e recebeu bolsa de recem-doutora pela Fundação de Amparo a Ciência do estado do Amazonas (Fapeam) até 2009, em colaboração com os Drs. Izeni P. Farias e Tomas Hrbek (Ufam), Mario Cohn-Haft (Inpa) e Maria Uriarte (Columbia). Desde 2009 ocupa o cargo de Tecnologista Pleno no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia onde coordena o Laboratório de Evolução e Comportamento Animal (Labeca); orienta alunos de mestrado e doutorado pelo Programa de PG em Ecologia do Inpa
Bruce Rider Forsberg
Bruce possui graduação em Biologia da Michigan State University, e doutorado em Ecology and Behavioral Biology da University of Minnesota. Ele reside e trabalha na Amazônia, onde sua pesquisa tem focada na ecologia, limnologia, biogeoquímica e manejo dos ecossistemas fluviais tropicais. É autor de mais de 100 artigos e 5 livros e tem orientado 50 alunos de mestrado e doutorado. Suas atuais áreas de interesse incluem: 1) os impactos das mudanças antrópicas regionais e globais sobre o clima e os ciclos hidrológico e biogeoquímicos da Amazônia, 2) a influência do ecossistema fluvial amazônico sobre o clima regional e global, 3) o manejo pesqueiro, 4) a aquicultura e 5) o desenvolvimento sustentável da Amazônia. É atualmente Gerente Científico do Programa de Grande Escala da Biosfera- Atmosfera na Amazônia – LBA do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Henrique dos Santos Pereira
É graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), com mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e doutorado em Ecologia – Pennsilvania State University. Professor titular e Assessor Especial de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amazonas. É consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e consultor ad hoc da GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. Docente e pesquisador convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Docente convidado da Universidade de Cabo Verde. Secretário executivo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Coordenador temático da área de ecologia do Instituto Acariquara. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências Agronômica. Conselheiro representante da Ufam junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Amazonas.
Saiba Mais
O processo de seleção do novo diretor é realizado pela Comissão de Busca, formada por cientistas de renomada reputação e experiência, nomeados pela Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A escolha de novo(a) Diretor(a) terá origem em uma lista tríplice encaminhada à Ministra pelo presidente da Comissão de Busca.
A Comissão de Busca para seleção de novo(a) Diretor(a) do Inpa é composta pelos seguintes membros: Eronildo Braga Bezerra, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que a preside; Mariângela Hungria da Cunha, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Gilberto Fisch, da Universidade de Taubaté (Unitau); Wagner Cotroni, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); e Silvio Silvério da Silva, da Universidade de São Paulo (USP).