Manaus, quinta-feira 8 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Quarta morte marcou o fim das obras no Viaduto Rei Pelé, em Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um homem identificado como Antônio Rocha Fernandes, de 45 anos, morreu no último sábado (21) no Viaduto Rei Pelé, que liga as zonas Norte e Leste de Manaus. Esta foi a quarta morte registrada no local desde o início das obras, que já se arrastam há mais de dois anos. A tragédia aconteceu na fase final dos trabalhos e reacende debates sobre a falta de segurança na região durante o período de construção.

Segundo as informações, o homem estava sendo perseguido por três pessoas e a suspeita é que ao tentar escapar, pulou sem perceber a altura do viaduto. Ele teve um grave ferimento na cabeça após a queda e perdeu muito sangue.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que acompanhou o trabalho das equipes de segurança e dos serviços de emergência que atuaram na ocorrência. Além disso, manifestou solidariedade aos familiares da vítima e garantiu que a estrutura do complexo viário segue segura, destacando ainda que está colaborando com as autoridades nas apurações.

A morte foi registrada um dia após uma vistoria técnica realizada pelo prefeito David Almeida (Avante) no complexo viário Rei Pelé, na sexta-feira (20). Durante uma declaração feita em junho, o prefeito chegou a comparar os acidentes no local com situações em que pessoas tiram a própria vida se lançando da Ponte Rio Negro. Na época, afirmou: “Eu não vou culpar a ponte porque alguém se jogou dela. Agora, esse cidadão sobe numa moto para colocar a própria vida e a dos outros em risco. Isso é lamentável”.

Últimos casos

Este é o quarto acidente com morte registrado no mesmo local desde o início das obras. O primeiro ocorreu em 29 de setembro de 2024, quando um motociclista colidiu contra o guarda-corpo e caiu da estrutura.

No dia 26 de janeiro deste ano, outro motociclista perdeu o controle da moto e caiu da alça superior do viaduto, próximo à Bola do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, não resistindo aos ferimentos.

Já no dia 17 de maio, mais um acidente foi registrado quando um motociclista trafegava em alta velocidade, perdeu o controle na curva, bateu na mureta de proteção e caiu de uma altura estimada em sete metros.

Obra milionária e polêmica

O contrato para a construção do viaduto foi assinado em 3 de janeiro de 2023, com um investimento de R$ 80,8 milhões. Na ocasião, a prefeitura anunciou que os trabalhos começariam imediatamente, com previsão de entrega para julho de 2024 — o que até agora não se concretizou.

Conhecido popularmente como “Viaduto Saci”, o complexo Rei Pelé é alvo frequente de críticas de motoristas e especialistas em trânsito, especialmente pela curva acentuada em sua estrutura. Além disso, a via, que inicia com duas faixas, se estreita de forma abrupta, para apenas uma, o que, segundo relatos, aumenta os riscos de acidentes.

Feirantes da região também denunciam prejuízos causados pela obra não concluída, que tem impactado diretamente a movimentação no entorno.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.