Search
booked.net
Search
Close this search box.

PT decide pré-candidatura à Prefeitura de Manaus neste sábado (6)

Fotos: Reprodução

*Lucas dos Santos, especial para o Dia a Dia Notícia

Após sucessivos atrasos, o Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá neste sábado (6) para definir o pré-candidato da sigla à Prefeitura de Manaus. Integrante da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), o partido ainda disputará a indicação final com Eron Bezerra, indicado do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) como pré-candidato. O Partido Verde (PV), comandado pelo deputado estadual Carlinhos Bessa, abriu mão de nomes para a prefeitura.

Ao longo dos últimos meses, seis nomes se apresentaram como pré-candidatos: a secretária nacional de Mulheres, Anne Moura, o sindicalista Valdemir Santana, presidente do diretório manauara do PT; o deputado estadual e presidente do diretório amazonense Sinésio Campos, o ativista e ex-secretário de Combate ao Racismo Luiz Borges, o vereador Sassá da Construção Civil e o ex-deputado federal José Ricardo.

Já nessa semana, o ex-deputado Marcelo Ramos foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para se filiar ao partido e ser o pré-candidato da sigla à Prefeitura de Manaus. Marcelo aceitou.

“Decidi filiar e conversarei com todos os pré-candidatos posto que todos tem uma bela história na construção da esquerda no Amazonas. Deputado Sinésio [Campos] é sem dúvida o maior líder popular progressista do Amazonas. Valdemir Santana é um líder histórico dos trabalhadores e dirigente do PT. Anne Moura tem uma bonita trajetória na construção do PT e luta pelos direitos das mulheres. Sassá é um vereador comprometido com a luta dos trabalhadores da construção civil. [Luiz] Borges é uma liderança com relevantes serviços prestados ao PT. Eron tem uma vida marcada pela luta democrática e progressista. E ainda o deputado José Ricardo, a senadora Vanessa e o senador João Pedro que não são pré-candidatos a prefeito, mas tem relevantíssimo papel na construção de uma candidatura progressista e de esquerda em Manaus. Além é claro que deputado [Carlinhos] Bessa, que dirige o PV, partido que compõe a Federação”, disse em nota.

Filiação confirmada

Nessa quinta-feira (4), os membros do diretório municipal do PT em Manaus aprovaram por unanimidade a entrada de Marcelo Ramos no partido. O procedimento foi inverso ao que ocorreu com o ex-vice-governador Carlos Almeida, que até hoje espera uma decisão nacional para saber se está ou não filiado ao partido.

Durante a reunião, o nome de Marcelo Ramos foi bem recebido pelo vereador Sassá, pelo presidente Valdemir Santana, pelo secretário municipal de Políticas Públicas do PT, Franscisco Elton Aleme Viana, e pelo secretário municipal de Comunicação, Abel Vasconcelos.

Valdemir Santana confirmou ao jornal A Crítica que se reunirá com os membros do diretório municipal neste sábado para definir a pré-candidatura da sigla.

“A gente respeita os companheiros que colocaram seus nomes para ser candidatos, como a companheira Anne, o companheiro [Luiz] Borges, companheiro Sassá, tá certo? Eu tenho certeza que todos os quatro pré-candidatos farão o que é melhor para a federação e o que é melhor para Manaus. Ninguém discute a capacidade do companheiro Marcelo, mas nós temos que escutar todos os companheiros”, disse.

Anne Moura afirmou em entrevista ao jornalista Jefferson Coronel que não abriria mão de sua pré-candidatura, mas informou que teria diálogo com Marcelo Ramos.

“Estou há mais ou menos um ano como pré-candidata a prefeita de Manaus. Eu não coloquei meu nome para demarcar e nem para fazer firula. Estou em um processo de construção, inclusive, combinado com o presidente Lula e combinada com a presidente Gleisi [Hoffmann]. Ocorre que outros companheiros foram colocando nome e nós terminamos o ano em torno de seis pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, o que levou isso a demora na decisão”, disse.

O ex-deputado federal José Ricardo confirmou em suas redes sociais que abriu mão de sua pré-candidatura a prefeito para disputar a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Zé Ricardo é um dos nomes mais conhecidos da sigla e concorreu duas vezes ao cargo em 2016 e 2020, sendo que na última eleição alcançou o terceiro lugar.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.