*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Partido Social Democrático (PSD), fundando no ano de 2011 por Gilberto Kassab, é o partido que comandará a maior parte da população do Brasil a partir do ano de 2025. A sigla elegeu o maior número de prefeitos nas eleições municipais deste ano, seguido pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que liderava o ranking a pelo menos 20 anos. As informações são do g1.
Os dois partidos, que fazem parte do centrão, saem das eleições municipais como os maiores partidos nacionais e vão governar cerca de 37 milhões de pessoas cada um.
Já o PL triplicou de tamanho, sendo eleito em cidades com população total de 27 milhões. Republicanos e PT também cresceram.
Ao todo, o PSD venceu em 887 municípios pelo país, e o MDB, em 856. No ano de 2020, a sigla ficou em terceiro lugar no ranking de prefeitos eleitos, com 656. O segundo lugar era do PP, com 690 conquistas, e o MDB liderava, com 793 prefeitos eleitos.
Entre as capitais, o PSD vai comandar o Rio de Janeiro (Eduardo Paes), Belo Horizonte (Fuad Noman), Curitiba (Eduardo Pimental), Florianópolis (Topázio) e São Luís (Eduardo Braide). Em São Paulo, o partido é parte da coligação vitoriosa que reelegeu Ricardo Nunes.