Pesquisar

booked.net

Protesto indígena causa cancelamento de todos os voos no aeroporto de Santarém (PA)

Foto: Reprodução/G1

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Voos programados para o fim da noite dessa quarta-feira, 04, e a madrugada desta quinta-feira, 05, foram cancelados no Aeroporto Internacional de Santarém, no oeste do Pará, após a intensificação do protesto indígena que ocupa a área em frente ao acesso principal. O ato faz parte dos protestos pela revogação do Decreto nº 12.600/2025, que autoriza concessões hidroviárias e a dragagem do rio Tapajós.

Quatorze dias após o início da ocupação do porto de Santarém, no oeste do Pará, indígenas ampliaram a mobilização e passaram a bloquear também a rodovia Fernando Guilhon, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. A medida intensificou a pressão sobre o governo federal e provocou impactos diretos na mobilidade urbana e no transporte aéreo da região.

A mobilização faz parte de um movimento liderado por povos do Baixo Tapajós que cobra diálogo com o governo e a revogação do Decreto nº 12.600/2025, que autoriza concessões hidroviárias à iniciativa privada e prevê a dragagem do rio Tapajós.

Segundo as lideranças, o projeto pode causar impactos socioambientais e afetar territórios tradicionais, além de ter sido apresentado sem consulta prévia às comunidades, como determina a legislação internacional e a Constituição brasileira. Os protestos começaram em janeiro com a ocupação de estruturas portuárias ligadas ao escoamento de grãos na região e ganharam força ao longo dos dias, envolvendo indígenas de diferentes etnias e organizações sociais.

Durante a manifestação, os indígenas utilizaram troncos de árvores, pneus e barreiras humanas para impedir a passagem de veículos, provocando congestionamentos e dificultando o acesso de passageiros ao terminal aéreo. A Polícia Militar acompanha o movimento para evitar conflitos, enquanto os manifestantes afirmam que o bloqueio é por tempo indeterminado.

A administração do aeroporto informou, por meio de nota, que a mobilização ocorre de forma pacífica na área em frente ao terminal.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.