Search
booked.net
Search
Close this search box.

Profnit abre inscrições para Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Estudantes no primeiro dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2019 Foto: Felipe Rau/Estadão

A Comissão Acadêmica Nacional do Profnit (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) informa a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA-2022). Mais informações, acesse o edital no site do Profnit Nacional.

O Profnit foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. É um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de Mestre. O curso objetiva formar recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24  meses e é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do Fortec e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas. Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Os Pontos Focais que integram a Rede Nacional do Profnit, conforme Quadro 1, do edital, são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do Profnit, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até a divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

Vagas

O número total de vagas ofertadas nesta Chamada é 442 vagas, sendo 328 abertas/sem reservas, 64 para ações afirmativas, 42 para servidores, além de 8 vagas adicionais extranumerárias, distribuídas de acordo com o Quadro 1, do edital.  O ponto focal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conta com 10 vagas, sendo 7 vagas sem reservas, 1 para pessoas pretas e pardas, 1 para pessoa com deficiência e 1 para servidores da instituição.

Público-alvo

Dentre os critérios estão: 1. candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior, graduação, emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. 2. concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório. Caso, no ato da matrícula, o candidato não comprove a conclusão de curso superior, este será desclassificado do certame, sem direito a devolução da taxa de inscrição, e a Comissão Acadêmica Institucional (CAI) deverá proceder à chamada do candidato aprovado na sequência imediata para o respectivo código de vaga. 3. Brasileiros natos ou naturalizados que dispõem de diplomas emitidos por instituições estrangeiras poderão se inscrever, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do diploma reconhecido por instituições devidamente autorizadas pelo MEC. Caso, no ato da matrícula, o candidato não comprove o reconhecimento do diploma, este será desclassificado do certame, sem direito a devolução da taxa de inscrição, e a Comissão Acadêmica Institucional (CAI) deverá proceder à chamada do candidato aprovado na sequência imediata para o respectivo código de vaga.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.