Search
booked.net
Search
Close this search box.

Procuradoria nega pedido de republicação de edital de concurso do Ministério Público do Amazonas

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ-AM), por meio de decisão assinada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Lílian Maria Pires Stone, negou um pedido do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (Sindsemp-AM) para republicar o edital do concurso do Ministério Público do Amazonas (MPAM) com mais vagas. A decisão foi assinada na última terça-feira (16).

Segundo reportagem do portal Amazonas Atual, a representação ocorreu após determinação do conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para que o órgão ofertasse apenas vagas já disponíveis na instituição.

O grupo afirmou ao CNMP que o Ministério Público não incluiu somente cargos já existentes, mas também promove estudo para criar dezenas de cargos comissionados com atribuições paralelas aos cargos de concurso público.

Segundo a subprocuradora-geral, o edital cumpre a decisão de Ângelo Costa por oferecer “apenas as vagas efetivamente existentes na data de abertura do certame”. Quanto ao cadastro de reserva, Lílian Stone pontuou que a medida considera a previsão da criação de 136 cargos por meio de projeto de lei, o qual ainda será enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Sobre a suposta criação de cargos comissionados, Lílian pontuou que já tramita na PGJ um procedimento “que tem como um dos eixos a alteração da carreira do cargo de agente técnico-jurídico” e que a eventual oferta de vagas “estaria permeada de insegurança jurídica, trazendo potenciais prejuízos ao certame e, ao final, ao interesse público”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.