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Procon orienta consumidor a não cair em propaganda enganosa na Black Friday em Manaus

Shoppings da capital foram fiscalizados nesta quarta-feira (17) para averiguar produtos fora da validade, sem certificação do Inmetro e falsas promoções que possam ser usadas durante a Black Friday. Agentes do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) orientaram consumidores e lojistas durante a ação para prevenir irregularidades.

As lojas foram autuadas por ausência de placa informativa sobre a Lei do Troco, alimentos vencidos e produtos sem o selo do Inmetro foram apreendidos. A qualidade e segurança dos produtos também foram averiguadas. As multas nesses estabelecimentos podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Os consumidores foram orientados a saber os seus direitos e deveres nos estabelecimentos. O consumidor que desconfiar de possíveis irregularidades deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem no telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Dicas para não cair em fraudes

É necessário prestar atenção na publicidade enganosa nesse período do ano, com promoções que não representam vantagem ao consumidor – o famoso preço pela “metade do dobro”. Como prevenção, a pesquisa constante de preços antes e durante a Black Friday ajuda a comparar quando a loja anuncia a suposta promoção.

Em casos de cobranças abusivas, o cliente pode tirar fotos ou prints – em compras online – com o valor do produto ou, ainda, guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia.

Os estabelecimentos devem fornecer nota fiscal e se, a depender da forma de pagamento, há diferença no valor do produto. Nas compras presenciais, o prazo de troca fica a critério do estabelecimento. Em relação às compras online, a troca é obrigatória, já que o consumidor não tem como experimentar ou testar o produto. Também recomendamos que o consumidor busque sites confiáveis, com avaliações positivas.

Denúncias ou reclamações sobre práticas abusivas durante a Black Friday podem ser encaminhadas às redes sociais do Procon-AM (instagram @procon_amazonas e Facebook Procon Amazonas), no e-mail [email protected] ou pelo número 0800 092 1512.

*Com informações do Portal do Holanda

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