Search
booked.net
Search
Close this search box.

Principal apoiador de David Almeida, Eduardo Braga é indiciado pela PF por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um dos principais apoiadores do prefeito David Almeida (Avante) à reeleição no pleito deste ano, o senador Eduardo Braga (MDB) foi indiciado pela Polícia Federal por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Braga e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Romero Jucá (MDB-RR), são acusados de, em troca de pagamentos de propina, atuarem para favorecer no Congresso Nacional o antigo grupo Hypermarcas, atual Hypera Pharma, do ramo farmacêutico.

De acordo com o UOL, após seis anos de tramitação, o relatório final do inquérito foi enviado pela PF no mês passado ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob sigilo. O relator do processo, ministro Edson Fachin, encaminhou o material à Procuradoria-Geral da República (PGR). A equipe do procurador-geral, Paulo Gonet, está analisando o material para decidir se apresenta denúncia contra os senadores.

O relatório final do inquérito diz que a antiga Hypermarcas pagou cerca de R$ 20 milhões para os senadores, por intermédio do empresário Milton Lyra, apontado pela PF como lobista intermediário do MDB.

Em contrapartida, os senadores teriam atuado em favor da Hypermarcas em um projeto de lei que tramitou no Senado nos anos de 2014 e 2015 sobre incentivos fiscais a empresas. A PF ainda aponta que o senador Renan indicou um nome para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de auxiliar nos interesses do grupo empresarial dentro da agência.

O inquérito é um desdobramento da Operação Lava Jato e havia sido aberto em 2018, a partir da delação premiada de Nelson Mello, à época um dos diretores da antiga Hypermarcas. Ele admitiu que firmou contratos fictícios com empresas indicadas por Milton Lyra, sem prestação de serviços, com o objetivo de repassar os valores aos políticos.

A PF também indiciou Milton Lyra sob acusação de lavagem de dinheiro. A parte da investigação sobre Romero Jucá foi entregue à Justiça Federal do Distrito Federal, porque ele não tem mais foro privilegiado.

Aliado de David Almeida

Eduardo Braga é um dos principais apoiadores da reeleição de David Almeida para a prefeitura de Manaus. Ele esteve ao lado do prefeito em convenção do Avante que oficializou o nome de Almeida como candidato do partido.

“Hoje estamos aqui para dar o testemunho e declarar o nosso apoio ao prefeito David Almeida, ao Renato Júnior (vice), os nossos companheiros porque temos certeza que o David é o melhor para a cidade de Manaus”, disse o senador na época.

Braga e Omar Aziz (PSD) têm sido os responsáveis por aproximar Almeida ao governo do presidente Lula (PT) e conseguir liberação de emendar e empréstimos. Além disso, os senadores buscam apoio do prefeito, caso seja reeleito, para as eleições de 2026, onde Aziz pretende concorrer para o governo do Amazonas e Braga para continuar no Senado.

Leia mais:

Sem cumprir promessas das eleições de 2020, David Almeida lança candidatura à reeleição ao lado de Omar Aziz e Eduardo Braga

Em reunião com Omar e Braga, David Almeida define data de convenção do Avante nesta quinta-feira (18)

David Almeida sinaliza apoio a Eduardo Braga no Senado em 2026

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.