*Da Redação Dia a Dia Notícia
A primeira remessa do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol, chegou ao Brasil nesta quinta-feira (9). O lote, com 2,5 mil unidades, foi recebido pelo Ministério da Saúde no Aeroporto de Guarulhos (SP) e será distribuído a todo o país. O Amazonas, que até agora não tem notificações de casos suspeitos, recebeu 32 unidades do medicamento.
Segundo o ministério, 1,5 mil ampolas começaram a ser enviadas ainda hoje, com prioridade para São Paulo, estado que concentra o maior número de casos. Parte das doses também foi destinada a outras regiões com registros da substância em bebidas adulteradas como Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná. As mil unidades restantes ficarão armazenadas como reserva estratégica.
O presidente da Anvisa, Leandro Safatle, informou que 5 mil agentes de vigilância, policiais e servidores do Ministério da Agricultura estão sendo treinados para lidar com os casos e reforçar a fiscalização de bebidas clandestinas. O governo também prevê a compra de mais 5 mil unidades do antídoto, o que deve garantir o abastecimento pelos próximos dois anos.
Além do fomepizol, o Ministério da Saúde distribuirá 12 mil ampolas de etanol farmacêutico doadas pela indústria brasileira Cristália. Essa substância também é usada no tratamento de intoxicações e pode ser aplicada por profissionais de saúde antes da confirmação laboratorial da presença de metanol no organismo.
