Search
booked.net
Search
Close this search box.

Presidente do partido de Bolsonaro não reconhece resultado da eleição, mas declara oposição a futuro governo Lula

Foto: Reprodução/Youtube
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), o ex-deputado Valdemar Costa Neto, afirmou nesta terça-feira (8/11) que a legenda não reconhece o resultado da eleição. O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo partido, foi derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno do pleito de 2022. Ainda assim, Costa Neto fez questão de afirmar que o partido será oposição ao futuro governo Lula. Impulsionado por Bolsonaro e pela máquina pública, o PL emplacou 99 deputados federais e 8 senadores, se tornando maioria na Câmara e no Senado.

Durante coletiva nesta tarde, Valdemar Costa Neto afirmou que o relatório de auditoria das urnas feito pelo Ministério da Defesa “com certeza” apresentará algo. Até o momento, não foi constatada nenhuma irregularidade no processo eleitoral, o qual foi reconhecido pelos presidentes da Câmara e Senado, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de observadores internacionais e líderes mundiais.

Ao ser questionado se o PL reconhecia o resultado das urnas, Valdemar respondeu:

“Difícil, nós vamos ter que esperar o relatório do Exército amanhã. Nós temos diversos questionamentos que fizemos pro TSE e vamos esperar essas respostas. Amanhã eles [Ministério da Defesa] vão trazer alguma coisa, eu não tenho dúvida disso, senão eles já tinham liquidado o assunto”, disse o líder do PL.

Quanto ao resultado do primeiro turno, que garantiu maioria ao partido nas casas legislativas, Valdemar Costa Neto desconversou e disse que o relatório se referia apenas ao segundo turno. O Ministério da Defesa, entretanto, informou que produziu relatórios para ambos os turnos.


Deputado Julian Lemos diz que Bolsonaro bate na esposa: ‘Está toda marcada’
Plenário do STF analisa medida do governo Bolsonaro que adiou repasses das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo para a cultura
Bolsonaro segue recluso no Palácio da Alvorada e sem receber apoiadores
Marcelo Adnet diz que irá parar de imitar Bolsonaro: ‘personagem do passado’

Oposição

Valdemar Costa Neto anunciou também que seu partido fará oposição ao governo de Lula em 2023.

“O PL não renunciará às suas bandeiras de ideias, será oposição aos valores comunistas e socialistas, será oposição ao futuro presidente”, disse Costa Neto. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro, derrotado na disputa à reeleição, será convidado para ocupar a presidência de honra do Partido Liberal.

Apesar do anúncio de que o partido será oposição ao governo que tomará posse em 1º de janeiro de 2023, pautas pontuais poderão ter o apoio do PL, disse Costa Neto.

“Conversei longamente com o presidente Bolsonaro, ele falou que todos esses assuntos têm que ser levados à bancada, e resolvemos juntos. Se é de interesse público, e interesse do país, nós vamos votar a favor, mas tudo tem que ser muito resolvido junto”, afirmou.

De acordo com Costa Neto, o partido deve apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), caso o congressista apoie um nome do PL para a presidência do Senado.

“Vamos apoiar Arthur Lira com a garantia de que ele nos ajude e trabalhe para ter o nosso presidente do Senado”, disse Valdemar. “Temos que compor na Câmara para ter sucesso no Senado.”

*com informações de Guilherme Amado para o Metrópoles e Agência Brasil

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.