Search
booked.net

Prefeitura discute regras para flexibilizar o uso de máscaras em Manaus

Foto: Divulgação

Os critérios para flexibilizar medidas de segurança contra a Covid-19 em Manaus, incluindo a liberação do não uso de máscaras em locais abertos, foram discutidos por representantes da Prefeitura de Manaus e do governo do Amazonas, durante reunião técnica, na manhã desta quinta-feira, 11/11. O objetivo do encontro, de acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, foi definir as regras para a liberação do equipamento de proteção em ambientes específicos dentro de condições de segurança para a população.

“Até o momento, o Ministério da Saúde não definiu critérios para flexibilização, e as decisões quanto a isso têm sido tomadas diretamente por Estados e municípios, por isso solicitamos à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) essa reunião de alinhamento, para discutirmos e oficializarmos as regras de relaxamento no que diz respeito ao uso da máscara em nossa cidade”, explicou Shádia.

Também participaram da reunião o subsecretário de gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, o secretário da SES, Anoar Samad, a secretária Adjunta de Políticas da Saúde, Nayara Maksoud, e a diretora-presidente da FVS, Tatiana Amorim.

De acordo com Shádia Fraxe, a normatização será elaborada em conjunto e vai levar em conta o percentual de imunização da população e outras variáveis, como indicadores de risco, internações e óbitos pela doença no cenário atual.

A secretária acrescentou que a oficialização dos critérios a serem adotados vai permitir que a Prefeitura de Manaus defina, inclusive, os detalhes da programação oficial das festas de fim de ano. “Precisamos resguardar nossa população e todos os fatores de impacto serão considerados na decisão”, apontou Shádia.

Anoar Samad destacou a proximidade do período chuvoso, quando as doenças respiratórias têm maior incidência, e defendeu que no Estado a exigência em relação ao percentual de imunizados seja maior que a observada pelos locais que já liberaram o uso de máscaras em lugares abertos. Ele informou que no âmbito do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram trabalhadas algumas propostas de encaminhamento para a flexibilização, mas que estados e municípios irão definir suas normas próprias considerando a realidade local.

Nota Técnica

A expectativa da secretária Shádia Fraxe é de que os critérios para Manaus sejam fechados nos próximos dias e que a decisão, depois de publicada em Nota Técnica conjunta, seja válida a partir de 30 de novembro.

Manaus está, atualmente, com 69%, ou seja, 1.236.869 pessoas da população vacinável (acima de 12 anos) com o esquema vacinal completo. Já com a primeira dose são 89,8%, o que corresponde a 1.604.045 pessoas vacinadas. Em relação à dose de reforço, o município aplicou mais de 104 mil doses em usuários pertencentes aos grupos contemplados atualmente: trabalhadores da saúde e pessoas acima de 50 anos que tomaram a segunda dose há cinco meses ou mais, e os imunossuprimidos com a segunda dose aplicada há, pelo menos, 28 dias.

No total, desde janeiro, quando a Prefeitura de Manaus deu início à campanha de vacinação contra a Covid, foram aplicadas, na capital, 2,9 milhões de doses.

FVS é contra

Em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que não há previsão de suspensão da recomendação para uso de máscara de proteção respiratória no Amazonas como medida preventiva. A instituição ressaltou que apesar do estado permanecer em baixo risco de transmissão da Covid-19, é necessário manter as medidas preventivas à infecção, levando em consideração que 89% dos casos da doença sequenciados no Amazonas pela Fiocruz são provenientes da variante Delta.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.