*Da Redação Dia a Dia Notícia
Desde a retomada das cirurgias eletivas diárias em agosto de 2021, a Prefeitura de Parintins realizou um total de 502 procedimentos no hospital Jofre Cohen. São consideradas cirurgias eletivas todas aquelas que não têm caráter de urgência como as ginecológicas, urológicas, ortopédicas e procedimentos gerais.
Parintins é um dos primeiros municípios brasileiros a voltar a promover este tipo de cirurgia durante a pandemia da Covid-19. A retomada do programa de cirurgias eletivas aconteceu com a contratação do médico anestesiologista Ademar Kimura, alcançando 100% de recuperação dos pacientes. As demandas mais expressivas foram 187 cirurgias ginecológicas, 120 cirurgias de outras especialidades, 112 ortopédicas, 72 urológicas, cirurgias gerais e outras.
De acordo com o prefeito Bi Garcia (União), a saúde continuará sendo prioridade de seu governo para melhorar a cada dia mais a vida das pessoas. Ele lembra que desde a sua primeira gestão, investiu fortemente implantando o programa de jornada de cirurgias, sendo modelo para todo Estado do Amazonas.
“Damos extrema prioridade a essa ação porque nosso maior intuito é zerar a fila de procura por procedimentos cirúrgicos e, graças a Deus, estamos alcançando êxito”, enfatizou.
Resultados positivos
Os médicos integrantes da equipe de cirurgias eletivas avaliaram com otimismo os resultados alcançados. Segundo Ademar Kimura, do total de 502 pacientes das cirurgias eletivas, não houve nenhum óbito.
“Quando nós reunimos com o prefeito Bi Garcia para elaborar esse projeto, a finalidade era acabar com o sofrimento das pessoas. O prefeito zela muito por isso. Eu apresentei o projeto e ele abraçou e graças a Deus, após esses seis meses, os resultados são incríveis”, disse o anestesiologista.
A médica ginecologista Armanda Menezes participou no sábado de 10 cirurgias ginecológicas. Ela afirma ser extremamente gratificante o resultado.
“Estamos levando qualidade de vida para essas mulheres, e consequentemente para suas famílias. O intuito é acabar com esta fila por procedimentos. Hoje, por exemplo, já zeramos a fila por conização, trabalho que antes era só feito em Manaus”, pontuou.